O setor de logística está passando por uma transformação digital sem precedentes. A integração de tecnologias disruptivas está redefinindo a maneira como as empresas gerenciam suas cadeias de suprimentos, desde a produção até a entrega final.
A otimização de rotas e a aplicação de blockchain são apenas alguns dos exemplos sobre como a tecnologia está remodelando a logística, impulsionando a eficiência e a transparência em toda a cadeia de suprimentos.
Por isso, listamos as principais tendências tecnológicas que estão moldando o futuro da logística. Além disso, entenda como elas estão impactando positivamente o setor.
Impactos da tecnologia na logística
A tecnologia atua na logística como um verdadeiro divisor de águas. Ela tem papel fundamental em diversos aspectos, conforme listado abaixo.
- Otimização de rotas: algoritmos avançados atuam de forma conjunta com sistemas de geolocalização, traçando rotas mais eficientes, o que reduz custos com combustível, aumenta a segurança e o tempo de entrega.
- Gerenciamento de estoque: softwares de gestão de estoque permitem o controle preciso dos níveis de inventário, evitando rupturas e excessos durante o processo.
- Rastreabilidade: a implantação de sistemas de rastreamento por GPS e RFID já possibilita o acompanhamento detalhado da localização de produtos durante todo o processo de transporte. Além da segurança, isso permite ao cliente um acompanhamento preciso sobre a sua entrega.
- Automação de processos: com a automação de tarefas repetitivas, como a separação de pedidos e a embalagem, por exemplo, consegue-se um aumento da produtividade e da precisão sobre as entregas.
- Inteligência artificial e machine learning: as duas tecnologias combinadas já estão sendo utilizadas para prever a demanda, otimizar a gestão de armazéns e identificar padrões de comportamento dos consumidores.
Apesar de todos os benefícios atribuídos ao uso de tecnologia na logística, trata-se de um setor em constante evolução. Ou seja, muita novidade ainda está por vir. Por exemplo, os drones que já fazem entregas autônomas, modalidade autorizada legalmente em poucos países e bastante recente, do início de 2024.
“Na área de saúde, o uso do drone permite entregas em poucos minutos, evitando o trânsito terrestre, aumentando a eficiência da entrega, reduzindo custos e melhorando a experiência do paciente com o potencial benefício de salvar vidas”, apontou Alexandre Rodrigues, LATAM Contract Logistics Healthcare Sales Director da UPS, em entrevista para a Revista Analytica. Ele ainda falou sobre a operação americana, que lançou equipamentos bastante avançados para realizar transportes em temperaturas negativas de -75°C, usadas principalmente para medicamentos oncológicos ou fertilização in vitro. “Essa é uma das soluções que o Brasil pode receber nos próximos cinco anos”, completou.
Inovando no setor
A robótica e a automação devem entrar cada vez mais no setor de logística, otimizando processos e impulsionando a eficiência. Nesse sentido, os robôs se tornaram capazes de executar tarefas repetitivas com precisão e rapidez, reduzindo drasticamente o tempo de execução e minimizando possíveis erros humanos.
Da movimentação de cargas à complexa tarefa de picking, os robôs estão organizando pallets, embalagens e até mesmo pequenos itens que podem ser manipulados com agilidade e segurança por esses equipamentos. A automação dessas atividades permite que os operadores se dediquem a tarefas mais estratégicas e complexas, como a gestão de processos e o controle de qualidade. Diversas empresas já estão adotando essa tecnologia para se tornarem mais competitivas e ágeis.
A Internet das Coisas (IoT) também está transformando a maneira como as empresas gerenciam suas operações logísticas. Ao conectar dispositivos, sensores e sistemas, a IoT permite um nível de visibilidade e controle sem precedentes sobre a cadeia de suprimentos, desde a produção até a entrega final.
No gerenciamento de frota, por exemplo, a IoT permite o monitoramento do desempenho dos veículos, identificando questões de manutenção, otimizando rotas, reduzindo custos com combustíveis e aumentando a eficiência da frota. Essa tecnologia oferece maior segurança e transparência nas transações, garantindo a rastreabilidade de produtos desde a origem até o destino.
De fato, as empresas que investirem em inovação tecnológica estarão melhor preparadas para enfrentar os desafios do mercado. Além disso, terão condições de oferecer um serviço cada vez melhor e de alta qualidade.
Por que investir em tecnologia na logística?
A complexidade da gestão de informações em empresas de logística e distribuição é amplificada pelo grande volume de dados. O uso de tecnologia, ao permitir o processamento rápido de grandes quantidades de dados, tem sido fundamental para a otimização das operações.
Nesse sentido, está cada vez mais comum encontrar empresas do setor implantando sistemas e soluções como ERP (Enterprise Resource Planning) e TMS (Transportation Management System). O crescimento do e-commerce, por exemplo, aumentou significativamente a demanda por entregas (e cada vez mais rápidas), o que tem intensificado o volume de dados nas empresas de distribuição.
A era digital está redefinindo a logística com ferramentas e sistemas cada vez mais sofisticados, que não só prometem, mas que já estão de fato transformando a cadeia de suprimentos.
De acordo com um estudo da McKinsey, apostar no uso de ferramentas tecnológicas reduz em pelo menos 15% os custos com logística, 65% com serviços e 35% com manutenção de estoque.
A automação na logística minimiza erros humanos, garante maior precisão e confiabilidade nas operações, além de reduzir atrasos e perdas. Ou seja, além de todos os aspectos técnicos da operação, o uso de tecnologia da logística ainda contribui para a manutenção da reputação da empresa.
Reconhecimento do uso de tecnologia na logística
O Gartner reconhece, todos os anos, os melhores fornecedores globais de logística. Pelo terceiro ano consecutivo, a Maersk foi nomeada líder do setor.
De acordo com a Maersk, ser apontada como Líder no Quadrante Mágico de 2024 pelo Gartner é o reconhecimento da capacidade de fornecer aos clientes uma ampla gama de produtos de transporte e serviços logísticos de qualidade – desde transporte marítimo e terrestre até armazenamento, gestão alfandegária e mais.
Caso brasileiro
A BBM Logística, empresa brasileira com 27 anos de mercado, diz ter percorrido um longo caminho até se posicionar entre as cinco maiores operadoras logísticas do Brasil e do Mercosul. A empresa, que conta com uma frota de 4,5 mil veículos e mais de 20 milhões de entregas anuais, se destaca pela escala das operações e pela “ousadia de transformar” seu modelo de negócios. Ela lidera o que chama de “revolução silenciosa”, ao se propor a ser uma empresa de tecnologia que transporta cargas.
Para Antonio Wrobleski, presidente da companhia, o setor de logística cresce, historicamente, três pontos percentuais acima do PIB, o que justifica a continuidade do setor, mas, ainda segundo ele, “aqueles que usarem a tecnologia no negócio sairão na frente”.
Para Wrobleski a digitalização deixou de ser uma opção há tempos. “Digitalizar não é só ter um site, mas é automatizar o processo de logística, conectando todas as pontas, otimizar a mão de obra, reduzir gargalos e dar mais transparência aos envolvidos, desde a empresa que vende, o transportador e o consumidor final”, explicou o gestor, que declarou o forte investimento em IA e big data para ajudar na implementação de soluções que conectam e gerenciam os processos em tempo real. “A partir disso, usaremos os dados coletados para gerar as melhores soluções para o cliente. É um processo contínuo”, apontou.