cartao digital Foto: Divulgação

Uso de cartão digital aumenta 65% em transporte coletivo no Rio

2 minutos de leitura

Dados da RioCard Mais envolvem sua tecnologia de bilhetagem eletrônica



Por Redação em 07/05/2024

O pagamento de transporte público usando cartão digital aumentou 65% desde 2022 até o começo de 2024. Os dados são da RioCard Mais, empresa de bilhetagem eletrônica com atuação no estado do Rio de Janeiro. Os números são de usuários que utilizam a plataforma da empresa. Somente na Baixada Fluminense, o pagamento digital seria responsável por cerca de 300 mil transações em transporte coletivo.

Segundo o Diário do Rio, a empresa faz o gerenciamento do sistema eletrônico de pagamentos no transporte público por ônibus em mais de 40 cidades do estado. Essa integração possibilita aos passageiros transitarem em diferentes regiões do Rio usando apenas um único cartão.

O pagamento pode ser feito, inclusive, por aproximação, com uso de celular, evitando filas de recarregamento em lojas físicas. O sistema também facilita a vida de turistas no estado, que podem baixar o aplicativo e fazer recargas, inclusive com pagamento via PIX.

75% dos transportes do Rio podem aceitar o cartão digital

cartao digital

No caso do cartão digital, além do aplicativo é necessário ter um a tecnologia NFC, que viabiliza o pagamento por aproximação e é a condição essencial para que ocorra a comunicação entre o equipamento e o validador. De acordo com o site da Baixada, 75% dos equipamentos utilizados em ônibus, metrô, trem, VLT, BRT, barcas e vans do estado do Rio de Janeiro possuem a capacidade de transacionarem digitalmente.

Experiências internacionais

Fora do Brasil, o pagamento de transporte público sem contato, usando celular ou outro recurso, tem casos recentes de inovação.

Pagamento digital em Las Vegas

Em Las Vegas, a rede de transporte RTC Southern Nevada, permite a utilização de cartões de crédito e débito sem contato ou ainda a adoção de carteiras móveis Apple Pay ou Google Pay para pagar viagens de transporte público, sem a necessidade de baixar o aplicativo móvel da RTC.

Experiência na Austrália

Na Austrália, o serviço SkyBus do Aeroporto de Hobart lançou uma iniciativa semelhante. Desde outubro de 2023, os passageiros que chegam ao aeroporto e se dirigem ao distrito comercial central beneficiam agora de pagamentos sem contato para viagens, como parte de uma solução de pagamentos aberta.

Trens no Japão

Enquanto isso, três empresas japonesas de trens suburbanos – Kintetsu Railway , Hankyu e Hanshin Electric Railway – estão preparadas para implementar sistemas de pagamento de tarifas sem contato em várias cidades este ano, segundo o The Japan News . O Metrô de Tóquio, que opera linhas de metrô na capital, também deverá iniciar um teste do serviço em linhas selecionadas este ano.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

consumo de energia Estratégia

Nuvem híbrida: consumo de energia entra mais forte no radar 

Pesquisa do Gartner mostra que 50% das empresas vão monitorar esse aspecto até 2026

telecomunicacoes Estratégia

Telcos devem ser mais technos, aponta KPMG

Telecom do futuro envolve priorizar inovação e experiência do cliente

ia em atendimento Estratégia

IA em atendimento vai além de chatbot

Instrumentalizar os profissionais e oferecer serviços consistentes em múltiplos canais são objetivos bem mapeados e com impacto real nos resultados

loyalty techs Estratégia

Mercado de loyalty techs será de US$ 25,8 bi em 2028

Projeção é apontada por estudo da consultoria Research and Markets