A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR) divulgou um levantamento que indica que o número de vagas do setor de tecnologia da informação cresceu 120% entre 2011 e 2021 no país todo. No caso do Paraná, sede da entidade, a procura por profissionais de TI concentrou-se em Curitiba, que respondeu por metade da demanda de vagas.
Apesar do bom resultado do estado sulino, São Paulo liderava a empregabilidade, com 42% dos números de vínculos ativos em serviços de TI em 2021. Depois de São Paulo, os estados com maior número de vínculos ativos em serviços de TI são: Minas Gerais (9%), Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com 7%, e Santa Catarina, com 6%. Já o Paraná se posicionou em sexto lugar entre as unidades federativas, com cerca de 39 mil empregos, o que corresponde a 6% do total nacional.
Os dados compilados pela Assespro-PR foram baseados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério da Economia. Para a análise, levaram-se em consideração o número de empregos e estabelecimentos ativos e a quantidade gerada de vagas com base no tamanho do estabelecimento, segundo o Yahoo.
É importante destacar ainda que, tanto no Paraná quanto no Brasil, as taxas de crescimento do emprego no ramo de Serviços em TI (119% e 76%, respectivamente) foram entre nove e dez vezes maiores que as registradas para o total da economia (13% e 7%, respectivamente) na década.