A transformação digital do varejo, que já dava seus primeiros passos nesse sentido, se consolidou durante a pandemia, com o crescimento do e-commerce e uso de ferramentas tecnológicas para impulsionar as vendas e proporcionar uma boa experiência de compra aos clientes.
Hoje, de acordo com uma pesquisa da IDC, realizada a pedido do Infobip, mais da metade (54%) da receita dos varejistas resulta de compras feita por meio de plataformas como Instagram e Facebook e, consequentemente, mais de 80% deles utilizam essas redes sociais para alavancar suas vendas.
O estudo mostrou, também, que 33% das empresas querem oferecer produtos e serviços digitais aos consumidores, seja porque os clientes exigem, seja porque 23% delas querem ser inovadoras. Aliás, o ponto mais citado pelos varejistas entrevistados pela IDC foi a necessidade de inovação para manter as vendas e operação, seguida do suporte e atendimento ao cliente de forma virtual.
Redes sociais contribuem para entender o comportamento do consumidor
Para os entrevistados, um dos grandes desafios é acompanhar o comportamento dos clientes, seguir engajamento e melhorar a comunicação, além de integrar as plataformas digitais.
“Os varejistas devem construir alianças e buscar plataformas integradas para criar uma estratégia omnichannel, que integre espaços físicos e virtuais (e-commerce, redes sociais, chamadas ou aplicativos)”, disse Yuri Fiaschi, VP Global de vendas da Infobip, segundo o Mercado & Consumo.
Em entrevista exclusiva ao Próximo Nível, Daniel Feche, Head de Varejo para Soluções Digitais da Embratel, destacou que as mídias sociais são poderosas plataformas de vendas. “Porém, devemos ter o cuidado de não transformá-las em ambientes de reclamação e descontentamento”, alertou.
De acordo com o especialista, soluções que buscam a gestão desse ambiente são mais do que necessárias, direcionando demandas e comentários para canais corretos de auxílio. “Cada vez mais as mídias sociais ditarão tendências e recomendações para os clientes e deverão trabalhar de forma integrada com outras frentes do negócio”, afirmou.