3 dicas para garantir o sucesso da transformação digital da sua empresa

3 dicas para garantir o sucesso da transformação digital da sua empresa

3 minutos de leitura

Pesquisa da Wipro revela que, embora ainda haja barreiras, empresas do Brasil estão mais otimistas com os projetos de transformação digital.



Por Redação em 18/09/2019

Pesquisa da Wipro revela que, embora ainda haja barreiras, empresas do Brasil estão mais otimistas com os projetos de transformação digital.

Executivos C-Level estão mais confiantes com os projetos de transformação digital de suas empresas: 76% estão otimistas com as estratégias adotadas para acompanhar essa tendência. A afirmação é do relatório Digital Transformation Survey 2019, da Wipro, consultoria de TI.

A pesquisa entrevistou 1.400 líderes no mundo inteiro, sendo 200 no Brasil. O estudo mostrou que as empresas brasileiras entendem a necessidade da jornada de inovação: elas têm uma média de 6.08 programas nessa área. Nos últimos cinco anos, 47% dos entrevistados investiram em um a cinco projetos de transformação digital. Já 44% trabalharam em seis a 10 projetos, enquanto só 8% tiveram de 11 a 15 projetos nesse período.

Um destaque da pesquisa é que a maior parte dos entrevistados concorda que, mesmo se a empresa está para trás na jornada de transformação, ela é capaz de acompanhar a concorrência a longo prazo (84%). Esse dado reforça outro: dos 200 líderes brasileiros, 92% estão alinhados com o significado de transformação digital. As ambições deles estão focadas em:

  • Impulsionar o crescimento da receita (26%)
  • Ser mais ágil e acompanhar o mercado (16%)
  • Reduzir os custos (11%)
  • Entrar em novos segmentos (10%)
  • Modernizar a TI (8%)

Quanto ao retorno do investimento (ROI), a maioria das empresas vê esse resultado após 12 meses. O retorno comercial mensurável da transformação digital em menos de seis meses foi observado por 29% dos entrevistados, de seis a doze meses por 38% deles; e de um a três anos por 31% dos líderes.

Os desafios da transformação digital nas empresas brasileiras

O estudo também mostrou que as empresas encaram o fator humano (a dificuldade em encontrar profissionais capacitados) como uma barreira para garantir o sucesso no investimento em transformação digital, mas que alguns pontos podem ser trabalhados:

  • As expectativas da empresa: 54% dos entrevistados mencionaram o “patrocínio inconsistente da liderança sênior”. O CEO deve ser o líder da transformação digital e ter como foco o crescimento da companhia a partir da disrupção dos negócios. Assim, esse executivo vai conseguir trazer o resultado desejado ao se aproximar de outros C-Level e setores da empresa.
  • Alinhamento com a equipe executiva: 55% dos participantes da pesquisa indicaram a necessidade de um melhor alinhamento com as partes interessadas do negócio. Além do CEO, outros executivos devem estar engajados na estratégia digital para discutir investimentos e como a inovação vai impactar os negócios.
  • Olhar para os colaboradores: 56% destacaram o fato de não conseguirem treinar as equipes para mudar a tecnologia já utilizada nos processos da empresa ou usar tecnologias, métodos ou processos novos. Mas esse cenário é diferente quando a empresa engaja seus funcionários sobre a transformação digital ao abrir um diálogo com eles, facilitando a interação com essas inovações.

FIQUE POR DENTRO: Por que sua empresa deve investir em inovação?

3 dicas para ajudar sua empresa na jornada digital

Abraçar a transformação digital é criar uma vantagem competitiva e, ao mesmo tempo, impulsionar os investimentos para crescer nos negócios. Mas essa jornada não é somente do CEO. Para ter sucesso em um projeto, ele pode considerar:

1. Criar uma estratégia digital
Isso pode ser feito a partir de reuniões com todas as áreas da empresa para entender de quais melhorias inovadoras elas precisam: quais as dores de cada setor e como a tecnologia pode saná-las? Como isso vai impactar a empresa como um todo? É importante estabelecer o papel de cada responsável em ajudar nessa estratégia e manter uma conversa contínua com os colaboradores (redes sociais internas e outras ações) para engajá-los nessa jornada digital.

2. Desenvolver um projeto disruptivo
A jornada digital causa uma mudança na cultura corporativa. Muitos líderes pensam logo em como extrair dados e em como eles podem gerar valor aos negócios, mas em um projeto de transformação, é preciso ir além. A mudança cultural acontece quando a transformação digital dá os primeiros passos na empresa e é um processo que se inicia de dentro para fora. Ou seja, é ao trazer inovação para os setores que se pode pensar em como a companhia pode impactar os clientes de maneira disruptiva.

3. Procurar fora da empresa a inovação
O ecossistema de inovação é enorme no Brasil e, por mais que a empresa pense que está adiantada na transformação digital, outras já estão impactando o mercado. Startups e empresas como a Embratel já possuem projetos inovadores e acompanhá-las é uma forma de criar relacionamentos, ter um leque maior de ideias e soluções, assim como qualificar profissionais para um ambiente mais digital.

Principais destaques:

  • Líderes brasileiros estão otimistas com projetos de inovação;
  • Pesquisa da Wipro mostra que empresas do Brasil têm média de 6 projetos de transformação;
  • Confira 3 dicas para sua empresa ter sucesso nos investimentos de transformação digital.


Matérias relacionadas

cidades inteligentes Inovação

Tecnologia habilita cidades inteligentes

A tecnologia permite que os municípios entendam as demandas dos cidadãos, invistam em segurança pública, melhorem o trânsito, entre outros quesitos das cidades inteligentes

usina de Ouro Branco Inovação

Parceria com Embratel habilita indústria 4.0 na Gerdau

Com tecnologia da Embratel, a Gerdau vai implantar uma rede privativa dedicada 5G e LTE 4G em uma de suas fábricas, viabilizando os conceitos da indústria 4.0

Inovação

Desenvolvimento de IA dá lugar a BPO em planejamento de CFOs, aponta Gartner

Departamentos financeiros vão investir em outsourcing para implementar inteligência artificial em seus negócios em busca de mais sucesso nos projetos

Inovação

Metaverso exigirá mais cuidado com proteção de dados

O uso de um óculos de realidade aumentada por cerca de 20 minutos pode levar à captação de 20 milhões de dados de reações, biometria e comportamento