“Toda empresa é uma empresa de tecnologia e seus clientes já são digitais. É preciso entender esse contexto”. A fala de João Maia, gerente executivo da Venturus, centro privado de pesquisa e inovação, aborda a dificuldade imposta pelas próprias companhias na hora de investir em transformação digital.
Confira a seguir a conversa do executivo da Venturus com o Mundo + Tech sobre transformação digital nas empresas e o que elas podem conquistar após implementar inovação em seus ambientes de trabalho.
Mundo + Tech: Quais as dificuldades das empresas em inovar?
João Maia: As empresas estão aprendendo a ser digitais e eu acho que a principal dificuldade delas é dizer ao mercado como elas querem ser digitais. Elas têm receio de dizer e isso desacelera a inovação delas. O que eu recomendo é que as empresas falem sobre suas dores porque o único risco é que vai aparecer alguém para resolver.
M+T: A empresa consegue se transformar digitalmente. O que vem depois?
JM: Ela não vai parar. A transformação digital não acaba nunca. Depois que ela se transforma, a velocidade de lançamento de produtos ou de inovação só acelera. É bem provável que uma empresa madura neste sentido comece a ganhar concorrência com outras empresas, comece a crescer mais que os outros e nunca mais ela vai sair desse mundo porque ela aprendeu um jeito novo de pensar.
M+T: Como é desenvolver soluções que ainda não estão disponíveis no mercado?
JM: Hoje eu acho que a dificuldade no Brasil reduziu porque as empresas e as pessoas estão mais abertas. O Brasil tem um problema sério de patente. É um pouco difícil de você registrar uma solução aqui, mas fora isso, existe capital, existe competência, existe muita vontade. Nesse sentido, não vejo mais nenhum tipo de barreira, acho que a gente evoluiu muito e o ecossistema está muito preparado para esses desafios.
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Foto: Matheus Campos/Amcham Brasil