5G agronegócio 5G agronegócio

Agronegócio no Brasil não pode prescindir do 5G

< 1 minuto de leitura

A melhoria da conectividade no campo aumenta a produtividade e pode elevar o valor bruto da produção agrícola em mais de 6%



Por Redação em 18/04/2022

O agronegócio é um dos segmentos que mais pode se beneficiar do avanço do 5G. Isso porque a melhoria da conectividade permite o uso de equipamentos inteligentes e conectados, que contribuem para o aumento da produtividade. Um exemplo disso é o segmento produtivo de cana-de-açúcar, concentrado na região Sudeste (onde o acesso à internet é maior), no qual mais de 70% da colheita é realizada utilizando Internet das Coisas (IoT) para conectar as diferentes máquinas envolvidas no processo. 

Com o 5G, que proporciona menor latência e tem capacidade de alcançar muito mais dispositivos por área, a perspectiva é de maior uso de IoT. Além disso, a quinta geração de telefonia móvel viabiliza outras tecnologias, como melhor controle de pragas, economia no uso de água, especialmente em sistemas de irrigação, silos controlados por sensores remotos e sistemas logísticos inteligentes.

Embratel é habilitadora da tecnologia

Tais tecnologias, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), podem aumentar em 25% a conexão no campo, o que já seria suficiente para proporcionar o crescimento no valor bruto da produção agropecuária brasileira em 6,3%.

“A Embratel atua como habilitadora da tecnologia, capaz de desenvolver soluções personalizadas para os clientes terem os melhores resultados em toda a cadeia do agronegócio, do solo até a mesa dos consumidores”, disse Marcello Miguel, diretor executivo de Marketing e Negócios da Embratel, ao Valor.



Matérias relacionadas

multicloud hibrida Conectividade

Empresas melhoram resultados com uso de multicloud híbrida

Explorar os diferenciais de funcionalidades e custos dos provedores implica novas abordagens de gerenciamento e tomada de decisão

satelite da embratel Conectividade

Cindactas da Força Aérea vão usar comunicação satelital da Embratel

Comando da Aeronáutica contrata serviços na Banda C, com satélite Star One C3

baixa conectividade significativa Conectividade

Brasil tem maioria da população com baixa conectividade significativa

Levantamento do Cetic.br/NIC.br apontou que os brasileiros tem deficiências no acesso, no uso e na apropriação da rede

jornada digital Conectividade

Conectividade continua crucial para jornada digital dos bancos

Especialistas do mercado financeiro mostram como a hiperconectividade habilita mercados e negócios