conexao 5g

5G é preponderante para cidades inteligentes

2 minutos de leitura

Internet de dados mais rápida pode ser usada em sistema de monitoramento digital, integrando banco de dados e reconhecimento facial



Por Redação em 20/10/2022

Segundo Radyr Papini, diretor de Zeladoria Urbana da Secretaria Municipal de Subprefeituras de São Paulo, o 5G desempenhará um importante papel em cidades inteligentes. Em entrevista para O Estado de São Paulo, ele avaliou que as smart cities se desenvolverão a partir da imagem e do controle de espaços públicos, principalmente na segurança pública. Sendo assim, o 5G será usado para o monitoramento de câmeras, oferecendo uma conexão de internet mais veloz e rápida aos sistemas de vigilância eletrônica.

Em cidades inteligentes, as câmeras devem ser sustentadas por uma rede 5G que servirá ainda como suporte para sistemas de reconhecimento facial, integrando um banco de dados dos moradores do local com o sistema de segurança pública, como a guarda municipal, por exemplo.

Diante dessas possibilidades, especialistas avaliam que o Brasil precisa acelerar a adoção do 5G, a exemplo do que vem acontecendo em regiões da Europa e da Ásia. Aqui, a disponibilização da tecnologia está concentrada nas grandes cidades e nas capitais.

A maior adesão ao 5G no país tem desafios, entre eles o de integrar a rede nos postes que conduzem energia elétrica. A solução é considerada por especialistas como ideal para expandir o uso e a oferta da tecnologia entre os brasileiros.

Leia também:

– A caminho dos smartcars

Importância do 5G para as cidades inteligentes

As cidades inteligentes são desenvolvidas através da inovação e tecnologia, motivo pelo qual a velocidade e a baixa latência do 5G se tornam preponderantes para a evolução desses ambientes. A nova geração da telefonia móvel proporciona resposta rápida para comandos que necessitam de um gerenciamento de dados mais robusto, capaz de suprir a necessidade de tecnologias como a inteligência artificial.

conexao 5g

Além disso, enquanto o 4G oferece suporte para até 10 mil pessoas por km², o 5G aumenta essa adesão para 1 milhão de usuários. A nova internet de dados também pode representar economia e mais estabilidade de conexão com a internet.

Ou seja, a 5G permitirá uma interconexão entre dispositivos e sistemas, que podem gerenciar dados simultaneamente envolvendo desde o tráfego de carros até a instalação de câmeras de monitoramento em espaços públicos.



Matérias relacionadas

iot em servicos financeiros Conectividade

Bancos prospectam IoT em serviços financeiros

Combinação de dispositivos inteligentes e conectividade 5G abre novas possibilidades, que ainda precisam passar pelo crivo do mercado

multicloud hibrida Conectividade

Empresas melhoram resultados com uso de multicloud híbrida

Explorar os diferenciais de funcionalidades e custos dos provedores implica novas abordagens de gerenciamento e tomada de decisão

satelite da embratel Conectividade

Cindactas da Força Aérea vão usar comunicação satelital da Embratel

Comando da Aeronáutica contrata serviços na Banda C, com satélite Star One C3

baixa conectividade significativa Conectividade

Brasil tem maioria da população com baixa conectividade significativa

Levantamento do Cetic.br/NIC.br apontou que os brasileiros tem deficiências no acesso, no uso e na apropriação da rede