5G habilita eficiência logística do Brasil

2 minutos de leitura

Rede vem sendo utilizada com cada vez mais frequência, agregando eficiência à logística do Brasil



Por Redação em 11/10/2023

A rede 5G, tecnologia 100 vezes mais rápida se comparada ao 4G, acaba de completar um ano no Brasil e tem muito a celebrar. De acordo com o Sindicato das Empresas de Telecomunicações e Conectividade (Conexis), a rede de quinta geração já está sendo utilizada por 10 milhões de usuários no país e está presente em 315 municípios, ampliando as possibilidades de uso por diversos setores. Na lógística, por exemplo, o 5G vem sendo utilizado com cada vez mais frequência, contribuindo para aumentar a eficiência e produtividade.

O acesso de diversos segmentos da economia à internet de alta performance e sem delay (pausas e atrasos do envio da informação) permite um aprimoramento, também, no nível de gestão das informações nas empresas, de forma que o processo se torna mais eficiente, agregando competitividade e inteligência aos negócios.

Rede 5G na logística

O uso de SaaS deve ganhar ainda força, uma vez que os motoristas utilizam cada vez mais soluções via aplicativos de celular. Na logística, a rede 5G deve colaborar com informações como controle de cargas e apoio aos motoristas, proporcionando jornadas mais fluidas.

De acordo com Luiz Antônio Rêgo, Diretor do Segmento de Logística na Senior Sistemas, as plataformas integradas captam os inputs dos motoristas, sintetizando-os via análises de dados. “Certamente, esses registros serão cada vez mais usados para apresentar os resultados em tempo real aos gestores, e também para um controle pleno da operação. O uso massivo dessas plataformas de gestão cria condições para tomadas de decisão praticamente instantâneas, por exemplo nos incidentes ou desvios de operação, algo que faz toda a diferença para ganhos em resultados”, explicou. 

Para que isso se torne possível, a confiabilidade e a estabilidade da rede 5G é essencial, uma vez que o acesso exige a conexão para a transmissão de dados. As salas de torre de controle na área da logística também são equipadas com a rede 5G. Isso contribui para a gestão ter uma visão mais ampla da operação, de maneira consolidada.

A inteligência artificial também pode ser uma ferramenta usada pela logística na interpretação de dados, pois a tecnologia é capaz de sintetizar análises de performance e, em alguns casos, emitir alertas sobre os resultados.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a expectativa é que o sinal 5G esteja disponível em todo o país até julho de 2029. 



Matérias relacionadas

iot em servicos financeiros Conectividade

Bancos prospectam IoT em serviços financeiros

Combinação de dispositivos inteligentes e conectividade 5G abre novas possibilidades, que ainda precisam passar pelo crivo do mercado

multicloud hibrida Conectividade

Empresas melhoram resultados com uso de multicloud híbrida

Explorar os diferenciais de funcionalidades e custos dos provedores implica novas abordagens de gerenciamento e tomada de decisão

satelite da embratel Conectividade

Cindactas da Força Aérea vão usar comunicação satelital da Embratel

Comando da Aeronáutica contrata serviços na Banda C, com satélite Star One C3

baixa conectividade significativa Conectividade

Brasil tem maioria da população com baixa conectividade significativa

Levantamento do Cetic.br/NIC.br apontou que os brasileiros tem deficiências no acesso, no uso e na apropriação da rede