5g mobilidade

5G será diferencial para mobilidade urbana

2 minutos de leitura

Melhor monitoramento do trânsito, semáforos inteligentes, câmeras conectadas e até veículos autônomos: o 5G é uma tecnologia determinante para melhorar a mobilidade



Por Redação em 19/09/2022

Imagine que tenha ocorrido um acidente em um determinado ponto de uma cidade. Normalmente, isso impacta o trânsito, trazendo grandes congestionamentos, e pode levar também à dificuldade de socorro das vítimas. Mas, com a semaforização inteligente e câmeras conectadas, o problema pode ser minimizado. 

Em uma cidade inteligente, com todos os dispositivos conectados, o alerta para o socorro é imediato e uma onda verde é ativada nos semáforos, para garantir a fluidez do trânsito. Além disso, aplicativos de trânsito podem identificar o problema imediatamente e direcionar os veículos para caminhos alternativos. 

Isso tudo não é mais uma realidade distante. Às vésperas da entrada do 5G nas principais capitais do país (que deve acontecer até 29 de setembro), a comunicação autônoma entre dispositivos conectados deve transformar os meios de transporte. 

“Ao se conectarem e trocarem dados entre si (comunicação veículo para veículo — V2V) ou com outros sistemas (comunicação veículo para qualquer coisa — V2X) de forma rápida, veículos podem tomar decisões inteligentes ou sugeri-las aos condures, melhorando a eficiência geral do transporte (público ou não) com melhores rotas, redução de consumo de combustível e energia, redução de riscos de acidentes e direção autônoma e assistida segura para passageiros e pedestres”, afirmou Luiz Bittencourt, professor do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ao Estadão

5G habilita mobilidade mais inteligente

A agilidade e a flexibilidade das redes 5G permitirão ainda a expansão de dispositivos embarcados (IoT), veículos conectados (V2X), além de estruturas de controle e monitoramento de tráfego.

5g mobilidade

“Teremos uma grande evolução no conceito de cidades inteligentes, pois os dados coletados por imagens de câmeras e dispositivos de telemetria espalhados pelas vias poderão ser processados praticamente em tempo real por sistemas dotados de Inteligência Artificial, garantindo assim o aumento da fluidez e consequente redução de tempo dos usuários desse ecossistema”, explicou a superintendente de TI da Veloe, Fernanda Toscano, à reportagem do Estadão. 

Segundo ela, as características do 5G, com taxa de transferência maior e latência de acesso menor, viabilizará as mais diversas soluções para a melhoria do trânsito e da mobilidade – da data e melhor local em seu trajeto para abastecer até a reserva de vaga de estacionamento, tudo integrado à agenda de cada usuário.



Matérias relacionadas

iot em servicos financeiros Conectividade

Bancos prospectam IoT em serviços financeiros

Combinação de dispositivos inteligentes e conectividade 5G abre novas possibilidades, que ainda precisam passar pelo crivo do mercado

multicloud hibrida Conectividade

Empresas melhoram resultados com uso de multicloud híbrida

Explorar os diferenciais de funcionalidades e custos dos provedores implica novas abordagens de gerenciamento e tomada de decisão

satelite da embratel Conectividade

Cindactas da Força Aérea vão usar comunicação satelital da Embratel

Comando da Aeronáutica contrata serviços na Banda C, com satélite Star One C3

baixa conectividade significativa Conectividade

Brasil tem maioria da população com baixa conectividade significativa

Levantamento do Cetic.br/NIC.br apontou que os brasileiros tem deficiências no acesso, no uso e na apropriação da rede