agro febraban tech

Agro terá trilha exclusiva no Febraban Tech 2024

2 minutos de leitura

Evento que acontece em São Paulo é reconhecido como um dos mais importantes do setor financeiro



Por Redação em 11/06/2024

A tecnologia chegou ao campo e o agronegócio se tornou um novo espaço aberto para a inovação, inclusive no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável desse setor. Não sem motivo, o agro será tema chave do Febraban Tech 2024, que acontece em São Paulo, de 25 a 27 de junho, no Transamérica Expo Center.

Com uma trilha de apresentações dedicadas ao agronegócio – denominada agro 5.0 – a 34ª edição do evento tem como tema central “A jornada responsável na nova Economia da IA”, com convidados em posições de liderança nos setores financeiro, de tecnologia, sustentabilidade e inovação. Especialmente sobre o agro, serão 12 apresentações ao longo dos três dias de evento.

O agro no Febraban Tech 2024

agro febraban tech

O agronegócio vem evoluindo tecnologicamente e as dimensões de negócios do setor o tornam atrativo para instituições financeiras, especialmente no que diz respeito às soluções de pagamento e crédito personalizados. Em uma via de mão dupla, é possível estabelecer que o agronegócio precisa de investimentos na mesma proporção que as instituições financeiras precisam do agro como clientes. 

Para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), “a digitalização está remodelando a paisagem do agronegócio e a tecnologia financeira está impulsionando o desenvolvimento sustentável e eficiente no setor agrícola”. No enunciado para a trilha de agro 5.0, a federação afirmou também que a conectividade transforma a realidade dos agricultores e estimula o crescimento do agronegócio global e que as palestras dedicadas a esse setor durante o Febraban Tech 2024 devem abordar temas como soluções de pagamento e créditos personalizados ao agro, uso de inteligência artificial para controle da propriedade e de colheita e plantio inteligentes, além do uso do metaverso no atendimento ao produtor.

A importância econômica e social do agro 

De acordo com a Febraban, o agronegócio é responsável por cerca de um quinto dos postos de trabalho no Brasil, com a geração de 19 milhões de empregos diretos e indiretos, representando cerca de 4,4 milhões de famílias rurais. 

Segundo um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, divulgado pela Febraban, apenas nos primeiros três meses de 2024 havia cerca de 180 mil vagas disponíveis para atuar com tecnologia no agro. A estimativa era de que, nesse mesmo período, havia apenas 30 mil profissionais capacitados para as novas funções do agronegócio, o que significa que o país precisará formar mais de 112 mil técnicos agrícolas para atender à demanda brasileira até 2030.

Para a Febraban, a realização da 34ª edição do Febraban Tech é uma oportunidade de reunir grandes players para discutir esse setor e os seus avanços, não somente no âmbito tecnológico, mas também econômico e social.



Matérias relacionadas

lei de ia Inovação

Lei da IA na Europa é publicada com sanções a partir de 2026

A Lei foi desenhada priorizando uma abordagem baseada nos riscos. Quanto maior o risco ou a exposição proporcionada pela IA à sociedade, mais duras são as regras

pagamento instantaneo Inovação

Pagamento instantâneo: mercado será de US$ 58 trilhões em 2028

Avaliação é da consultoria Juniper Research, que estima que as movimentações em 2024 sejam de US$ 22 milhões

febraban tech 2024 Inovação

Febraban Tech 2024 trará ética em IA no topo das discussões

Evento voltado para o setor financeiro terá programação intensa, com grandes nomes discutindo o cenário nacional e internacional

inovacao Inovação

Apenas 28% das empresas adotam inovação como cultura corporativa

Maior risco é a perda maciça de talentos, segundo a plataforma de inteligência de dados Innoway