inovacao

Apenas 28% das empresas adotam inovação como cultura corporativa

2 minutos de leitura

Maior risco é a perda maciça de talentos, segundo a plataforma de inteligência de dados Innoway



Por Redação em 23/05/2024

A perda maciça de talentos é uma ameaça concreta para as empresas que não adotam a inovação como cultura corporativa. O alerta vem da pesquisa realizada pela Innoway, uma plataforma de inteligência de dados, com cerca de 300 corporações. Somente três em cada 10 empresas integram a inovação no dia a dia. Segundo os especialistas que realizaram o levantamento, 62% das companhias entrevistadas podem perder seus talentos para a concorrência.

Para reverter esse quadro, os consultores indicam várias iniciativas para aumentar a inovação, começando pela análise de dados da empresa. Com esse diagnóstico, é possível definir metas para mudar a cultura interna e aumentar o potencial de uso da inovação. O processo envolve a coleta, organização, integração e análise de informações estratégicas para o negócio, com a adoção de tecnologias. Além de potencializar a cultura de inovação, os empreendedores também podem definir melhor o desenvolvimento de seus colaboradores.

Inovação promove a competitividade

De acordo com Daniel Alves, CEO da Innoway, o entendimento das tecnologias mais adequadas para cada empresa é um dos segredos para aumentar a capacidade de inovar e, assim, preparar o negócio para ser mais competitivo e ter uma vida mais longa. No caso da inteligência de dados, o especialista destaca que a personalização é essencial, com a análise sendo feita para entender um projeto e um negócio específicos.

inovacao
Daniel Alves, CEO da Innoway (Foto: Divulgação)

Na prática, a aplicação do conceito aumenta a inovação nas organizações e também pode gerar maior crescimento por meio da melhoria na tomada de decisões, uma vez que os gestores vão usar dados da própria companhia, de seus clientes, de suas equipes e também do mercado onde atuam. Alves ressalta que não é necessário implementar novos sistemas ou softwares.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil ocupa o 49º lugar no Índice Global de Inovação 2023. Elaborado em parceria com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o ranking mostra que o país avançou cinco posições, ultrapassando o Chile, e passou a ser o país com melhor desempenho na América Latina e Caribe.



Matérias relacionadas

agricultura molecular Inovação

Agricultura molecular modifica plantas para criar superalimentos

Os testes com agricultura molecular estão avançando no mundo. A inovação adiciona vacinas, antibióticos, enzimas e vitaminas às plantas

impressora 3d portatil Inovação

Mercado poderá ter impressora 3D que “cabe na mão”

Protótipo tem alta velocidade por usar tecnologia com chips fotônicos

drex liquidez Inovação

Drex: mais liquidez com uso de ativos

Clarissa de Souza, a responsável pela arquitetura que suportará a nova moeda digital, explica a sua funcionalidade e segurança

inclusao mulheres Inovação

Inclusão das mulheres na liderança também chega ao setor financeiro

Para Marisa Reghini, características femininas como colaboração e visão holística têm muito a contribuir para a evolução do setor como um todo