A digitalização tornou-se uma prática comum no ramo do consumo e varejo, com a inteligência artificial (IA) ganhando cada vez mais espaço, conforme aponta o Informe Ascendant de Maturidade Digital 2024. O estudo global, elaborado pela Minsait a partir de entrevistas com 900 organizações, mostra que 20% das empresas do setor já integram a IA às suas estratégias de negócio.
Quem lidera a adoção são as áreas de marketing e de vendas, segundo o levantamento. Outro dado apontado é que 77% das organizações entrevistadas buscam o aumento da eficiência e a otimização de seus processos internos.
Mais da metade (58%) usam IA na gestão de fornecimento de inventário e 47% na fabricação de produtos. Um terço ainda usa aplicações de IA de fornecedores na gestão de riscos para aumentar a privacidade e a cibersegurança.
A Minsait explica que os setores de Varejo e Consumo, e até o da Indústria Farmacêutica, têm usado a transformação digital para atender às exigências de consumidores cada vez mais conectados e bem-informados sobre o que querem comprar e consumir. A empresa afirma que esse cenário torna prioritários fatores como conveniência, segurança e personalização da experiência do cliente, que passa a ocupar o centro dessa equação.
Phygital ganha mais força
Ainda de acordo com o estudo da Minsait, a longo prazo, o setor de consumo e varejo deve assistir o crescimento da interligação entre canais físicos e digitais, chamado de phygital. O conceito busca oferecer uma experiência de compra sem fricções, permitindo que os consumidores passem facilmente do online para o offline e vice-versa.
A edição 2024 do Informe Ascendant mostra que essa é uma tendência que tem sido favorecida pelo avanço do e-commerce e dos investimentos em tecnologias como realidade aumentada, IA e recursos de personalização da experiência de compra.
Em paralelo, as empresas também dizem priorizar a sustentabilidade, integrando práticas comerciais ambientalmente responsáveis ao longo de toda a cadeia produtiva, à medida que cresce o nível de conscientização apresentado pelos consumidores.
Especialistas detalham o cenário do déficit de talentos em TIC e pontuam formas de combater
Saiba mais