ia no varejo

Aplicação de IA no varejo atinge uma em cada 5 empresas

2 minutos de leitura

Informação é do estudo global de maturidade digital da Ascendant



Por Redação em 09/08/2024

A digitalização tornou-se uma prática comum no ramo do consumo e varejo, com a inteligência artificial (IA) ganhando cada vez mais espaço, conforme aponta o Informe Ascendant de Maturidade Digital 2024. O estudo global, elaborado pela Minsait a partir de entrevistas com 900 organizações, mostra que 20% das empresas do setor já integram a IA às suas estratégias de negócio.

Quem lidera a adoção são as áreas de marketing e de vendas, segundo o levantamento. Outro dado apontado é que 77% das organizações entrevistadas buscam o aumento da eficiência e a otimização de seus processos internos. 

Mais da metade (58%) usam IA na gestão de fornecimento de inventário e 47% na fabricação de produtos. Um terço ainda usa aplicações de IA de fornecedores na gestão de riscos para aumentar a privacidade e a cibersegurança.

A Minsait explica que os setores de Varejo e Consumo, e até o da Indústria Farmacêutica, têm usado a transformação digital para atender às exigências de consumidores cada vez mais conectados e bem-informados sobre o que querem comprar e consumir. A empresa afirma que esse cenário torna prioritários fatores como conveniência, segurança e personalização da experiência do cliente, que passa a ocupar o centro dessa equação.

Phygital ganha mais força

ia no varejo

Ainda de acordo com o estudo da Minsait, a longo prazo, o setor de consumo e varejo deve assistir o crescimento da interligação entre canais físicos e digitais, chamado de phygital. O conceito busca oferecer uma experiência de compra sem fricções, permitindo que os consumidores passem facilmente do online para o offline e vice-versa.

A edição 2024 do Informe Ascendant mostra que essa é uma tendência que tem sido favorecida pelo avanço do e-commerce e dos investimentos em tecnologias como realidade aumentada, IA e recursos de personalização da experiência de compra.

Em paralelo, as empresas também dizem priorizar a sustentabilidade, integrando práticas comerciais ambientalmente responsáveis ao longo de toda a cadeia produtiva, à medida que cresce o nível de conscientização apresentado pelos consumidores.


Especialistas detalham o cenário do déficit de talentos em TIC e pontuam formas de combater

Saiba mais


Matérias relacionadas

embratel aplicacoes Inovação

Embratel cria aplicações para emissoras combinando serviços de IA da AWS

Visão computacional, indexação de trechos de vídeos, transcrição, tradução e redação automática são componentes de ferramentas para classificação e buscas de conteúdo em vídeos e legendagem de transmissões ao vivo

red hat Inovação

IA ainda está em fase de experimentação, diz especialista

Brasil tem grande potencial de adoção da inteligência artificial na avaliação do executivo da Red Hat, David Farrell

saude Inovação

Dados na saúde salvam vidas de forma silenciosa

Uso e aplicação de tecnologias avançadas está cada vez mais comum na área da saúde e os resultados são surpreendentes

ia bem-estar saude Inovação

IA identifica interesses relacionados ao bem-estar humano

Dados apurados por IA orientam empresas na criação de ofertas personalizadas