aplicativos de chatbots

Aplicativos de chatbots podem atingir 9,5 bilhões de acessos em 2026

2 minutos de leitura

Pesquisa aponta grande interesse em mensagens automatizadas em países como a China, que investirá US$ 21 bilhões no setor



Por Redação em 07/11/2022

O uso de aplicativos com mensagens automatizadas na internet crescerá expressivamente nos próximos quatro anos. De acordo com um novo estudo da Juniper Research, os chatbots devem alcançar 9,5 bilhões de acessos em todo o mundo em 2026.

A pesquisa mostra que o acesso a chatbots aumentará, entre 2022 e 2026, de 3,5 bilhões para 9,5 bilhões. A previsão de crescimento do mercado de respostas automatizadas será impulsionada pela integração do serviço em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e o WeChat, entre outros.

No total, a pesquisa analisou o mercado de chatbots em 26 países, incluindo o Brasil. Na China, os investimentos neste setor devem alcançar US$ 21 bilhões até 2026. O relatório aponta ainda que, em quatro anos, os gastos com chatbots em aplicativos de mensagens serão responsáveis por 50% da despesa global do uso de mensagens automatizadas.

O crescimento do mercado de chatbots

Além de aplicativos de mensagens, o aumento do uso de chatbots será impulsionado pela expansão do e-commerce na internet. A pesquisa sugere que o mercado terá integração com outras ferramentas, como assistentes de voz.

aplicativos de chatbits

Dessa forma, chabots poderão interagir com alto-falantes inteligentes, por meio do comando de voz automatizado, conectando-se com dispositivos como o Amazon Echo e o Google Home.

O uso de chatbots em comandos de voz será o próximo passo de evolução das mensagens automatizadas. Com essa funcionalidade, a troca de mensagens pode ser conduzida por voz, aumentando a interatividade entre o usuário e o aplicativo.

O serviço de chatbots também deverá ter integração com plataformas conhecidas como CPaaS (Communication Platform-as-a-Service), o que permitirá que a funcionalidade de mensagens automatizadas tenha mais alcance no mercado.

Serviços de pagamentos, mídia social e rich media devem ser agregados aos chatbots, futuramente. Além de diversificação de conteúdos, a tendência é de que as conversas automatizadas se aperfeiçoem continuamente, a partir da aprendizagem (por meio de tecnologias como analytics e machine learning) em interações anteriores com o usuário.

A pesquisa de chatbots da Juniper Research foi desenvolvida no início de 2022 e inclui dados de empresas como Microsoft, WhatsApp, Skype, Sony, Zoom e entre outros. Além do Brasil, na América Latina participaram do relatório Argentina e Colômbia.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

seguranca digital e-commerce Estratégia

Pesquisa: segurança digital de e-commerce atinge 95% no Brasil

BigDataCorp lançou os resultados da pesquisa “Perfil do E-commerce Brasileiro”

ia sul global Estratégia

Sul global precisa ter a IA à sua maneira, defendem especialistas

Cada região precisa considerar suas peculiaridades culturais e avançar com regulações a favor do bem-estar da população e das democracias, defenderam especialistas no Web Summit 2024

transformação digital em hospitais Estratégia

Tecnologia pode aumentar em 10% a receita de hospitais privados

Transformação digital tem potencial para reduzir a taxa de não comparecimento a consultas e exames

beneficios da nuvem Estratégia

Especialista aponta 7 benefícios da nuvem para as empresas

Lista foi preparada por Fernando Engelmann, diretor de Tecnologia da SoftExpert