conhecimento em IA

As 10 profissões que demandam mais conhecimento em IA para 2024

3 minutos de leitura

Estudo lista os empregos nos quais a inteligência artificial se torna cada vez mais presente



Por Redação em 26/12/2023

A aplicação da inteligência artificial generativa (GenAI) nos negócios, ainda que recente, já está movimentando o mercado, seja no emprego técnico da tecnologia ou nos efeitos que causa. De acordo com o portal TI Inside os cargos que mais crescem são relativos à IA. Isto está em conformidade com a pesquisa realizada pela McKinsey em abril de 2023 que, na época, indicou que mais de 40% afirmaram que suas organizações aumentariam os investimentos em GenAI.

Nesse contexto, a empresa de software de atendimento ao cliente baseada em nuvem, Freshworks, listou as dez profissões com maior demanda para 2024. Confira, a seguir, o resultado, colhido a partir de dados da plataforma Revelio Labs.

10- Analista de garantia da qualidade

Mais de 5% das vagas mencionam IA. O cargo é designado para que se faça o controle de qualidade do produto final. Sendo assim, o mesmo deve responder às expectativas relativas à segurança e funcionalidade, além de suprir as necessidades do consumidor. Nesse caso, a inteligência artificial otimiza o processo através de um sistema mais preciso e rápido.

9- Especialista em investimento

O índice de vagas que mencionam a IA foi de 5,59%. Esse profissional atua na recomendação de ativos financeiros que possam trazer ganhos ao cliente, a partir de uma análise do mercado. A análise pode ser simplificada com o uso de IA através da interpretação de dados ou da elaboração de planilhas detalhadas, por exemplo.

8- Gerente comercial

Cerca de 6,2% dessas vagas mencionam IA. O gerente comercial é responsável por definir e administrar as estratégias de vendas e comércio de produtos e serviços de uma organização. Nesse sentido, a inteligência artificial pode ser benéfica ao contribuir com a análise comportamental de consumidores.

7- Consultor de soluções

No total, 6,3% das vagas mencionam IA. Este trabalho requer que o especialista ofereça soluções tecnológicas ao cliente de acordo com a necessidade exposta. Cada vez mais a inteligência artificial se apresenta como solução aos problemas que as empresas têm. Desse modo, o consultor de soluções deve acompanhar o mercado e as tendências do mesmo para poder oferecer ao cliente o melhor caminho, produto ou serviço.

6- Engenheiro de infraestrutura

Cerca de 6,4% das vagas mencionam IA. Este trabalho consiste em criar, manter e coordenar sistemas digitais, o que pode ser otimizado com as ferramentas de IA.

5- Gerente de produto

Mais de 7,2% das vagas mencionam IA. Com a atuação centrada no desenvolvimento de um produto ou serviço que atenda as demandas dos clientes e os objetivos da empresa, o gerente de produto pode ter a IA como aliada para tomar decisões estratégicas pautadas em dados e análises obtidas através da ferramenta.

4- Engenheiro de aplicação

Ao todo, 7,43% das vagas mencionam IA. O engenheiro de aplicação é encarregado de produzir documentos com detalhes técnicos e especificações acerca de um projetos ou produtos. Mais uma vez a inteligência artificial pode ser usada para melhorar a eficiência do processo.

3- Engenheiro de software

Já acima dos dois dígitos (11,68%), o engenheiro de software é o primeiro da tríplice na qual o índice das vagas mencionam IA. Responsáveis pelo desenvolvimento de programas e sistemas diversos relativos à computação, os engenheiros de software utilizam a IA como co-piloto, com a elaboração de códigos e a identificação de problemas. Essa ideia foi defendida, também, por Bruno Guicardi, da CI&T, em entrevista ao Próximo Nível

2- Cientista

Mais de 14,2% das vagas mencionam IA. Como a atividade do cientista demanda pesquisa, a inteligência artificial pode ser incorporada nas etapas de elaboração e análise desses estudos, de modo a encontrar padrões e revelar insights.

1- Analista de dados

No topo da lista, 25,66% das vagas para analista de dados  mencionam IA. Ao longo da lista a inteligência artificial foi citada várias vezes como ferramenta de suporte para análise do material coletado. A profissão que exige maior conhecimento em IA, portanto, é de analista de dados.



Matérias relacionadas

chips de ia Inovação

Tendência: o mundo precisará de mais chips de IA em 2024

Materiais são usados ​​no desenvolvimento e disponibilização de modelos de inteligência artificial

porto maravalley Inovação

Rio de Janeiro cria hub tecnológico Porto Maravalley

Presença de startups e curso superior do IMPA, dentre outras inovações, trarão novas oportunidades à zona portuária do Rio de Janeiro

ia generativa Inovação

IA generativa está entre as tendências de 2024

Na lista de tecnologias que devem se destacar em 2024, a IA generativa se destaca. Porém, para especialistas, ainda há desafios a superar

ia generativa idc Inovação

Gastos com IA generativa chegarão a US$ 143 bilhões em 2027

Avaliação da consultoria IDC mostra crescimento acima das taxas de TI