assistentes de codigo de ia

Até 2028, maioria dos engenheiros de software utilizará assistentes de código de IA

2 minutos de leitura

Ferramenta funciona como um assistente colaborativo, que melhora a eficiência dos desenvolvedores e otimiza processos



Por Redação em 17/05/2024

Uma pesquisa divulgada pelo Gartner revelou que 63% das empresas já estão testando ou implantando assistentes de código com inteligência artificial. A previsão é de que até 2028, três em cada quatro (75%) engenheiros de software adotem a solução. 

Na prática, esses assistentes de código com IA representam uma capacidade extra que vai além da geração e conclusão de códigos. A ferramenta funciona como um assistente colaborativo, que não só melhora a eficiência dos desenvolvedores, como também otimiza todo o processo, com alto índice de qualidade e aprovação. 

Quando os assistentes de códigos em IA são ativados, liberam o programador para desenvolver outras atividades. O aprimoramento das habilidades está entre elas, bem como a proficiência em frameworks de programação. 

Assistentes de código de IA

assistentes de codigo de ia

Outro ponto interessante que os assistentes de código de IA agregam aos projetos é a possibilidade de retenção, o que resulta na economia de custos relacionados à rotatividade. 

“Os líderes de engenharia de software devem determinar o retorno sobre o investimento (ROI) e construir cases de negócio, à medida que expandem suas implementações”, explicou Philip Walsh, analista sênior do Gartner. Segundo ele, os assistentes podem nortear os engenheiros. “Os frameworks tradicionais de retorno sobre o investimento direcionam os líderes de engenharia para métricas centradas na redução de custos. Essa perspectiva limitada não captura todo o valor dos assistentes de código de IA.”

Nesse sentido, Walsh avalia que a reformulação de conversas sobre ROI é fundamental para entender o valor total dos assistentes de código de inteligência artificial em projetos de grande porte. 

“Calcular economias de tempo na geração de códigos é um bom ponto de partida para construir uma história de valor mais robusta,” diz Walsh. “Para transmitir toda a trajetória de valor empresarial dos assistentes de código de IA, os líderes de engenharia de software devem conectar os facilitadores de valor aos impactos e, em seguida, analisar o retorno geral para a empresa”, enfatizou o especialista do Gartner. 



Matérias relacionadas

ia no trabalho Inovação

Profissionais usam IA no trabalho, mas de forma discreta

Microsoft e LinkedIn realizaram de forma conjunta o estudo que revela que colaboradores usam inteligência artificial, mas com receio de parecerem substituíveis

lei de ia Inovação

Lei da IA na Europa é publicada com sanções a partir de 2026

A Lei foi desenhada priorizando uma abordagem baseada nos riscos. Quanto maior o risco ou a exposição proporcionada pela IA à sociedade, mais duras são as regras

pagamento instantaneo Inovação

Pagamento instantâneo: mercado será de US$ 58 trilhões em 2028

Avaliação é da consultoria Juniper Research, que estima que as movimentações em 2024 sejam de US$ 22 milhões

febraban tech 2024 Inovação

Febraban Tech 2024 trará ética em IA no topo das discussões

Evento voltado para o setor financeiro terá programação intensa, com grandes nomes discutindo o cenário nacional e internacional