Web Summit
Bruno Franco (Foto: Divulgação)

5G vai destravar geração de dados e IA responderá pela informação

< 1 minuto de leitura

Banco BV monitora as novas tecnologias para integrá-las a uma oferta focada em tornar a vida financeira do cliente mais leve



Por Redação em 03/05/2023

Que as novas tecnologias estão no radar das instituições financeiras não é uma novidade. A diferença é a forma como elas são monitoradas, tratadas, internalizadas e transformadas em produtos e serviços. A área de inovação aberta do Banco BV tem esta missão e já sabe que um dos pontos focais neste momento é explorar o potencial de velocidade e baixa latência do 5G, para ampliar o tráfego de dados e alimentar sistemas de inteligência artificial, de forma a extrair informações diferenciadas da sua base de dados.

“Com 5G e inteligência artificial podemos avançar mais rápido em novos conceitos, como Open Finance e o Real Digital, que estão sendo fomentados pelo Banco Central”, diz Bruno Franco, líder das iniciativas de inovação aberta do banco BV.

banco bv
Crédito: Sam Barnes/Web Summit Rio – Flickr

Leia também:

– Entenda a diferença entre dados e informação

Durante o Web Summit Rio, Franco contou ao podcast Próximo Nível como a organização, que nasceu como uma financeira, utilizou tecnologia para ampliar a carteira de serviços e se transformar em uma instituição financeira com ofertas diversas para pessoas físicas e jurídicas.

Franco conta que o objetivo da área de inovação é transformar o processo em algo transparente para as áreas de negócios e independente de uma equipe específica.

Em termos tecnológicos, a finalidade é criar soluções que simplifiquem a rotina do cliente. “Quando utilizamos os dados e as tecnologias para conhecer o cliente e entregar algo relevante, no momento certo, conseguimos fidelizá-lo. O cliente vai querer estar com um parceiro financeiro que lhe gere valor”, afirma.

Ouça o podcast no link abaixo.



Matérias relacionadas

inclusao mulheres Inovação

Inclusão das mulheres na liderança também chega ao setor financeiro

Para Marisa Reghini, características femininas como colaboração e visão holística têm muito a contribuir para a evolução do setor como um todo

tendencias digitais Inovação

Sete tendências digitais para a década, segundo Sandy Carter

Executiva da Unstoppable Domains é especialista em web 3.0 e apontou caminhos na recente SXSW

bancos preparacao quantica Inovação

Bancos, indústrias e pesquisadores trabalham na preparação quântica

Tecnologia ainda depende de respostas da ciência básica, mas empresas já buscam antecipar as oportunidades e desafios com computação e comunicação baseadas nas propriedades de partículas elementares

privacidade drex Inovação

BC testa abordagens de privacidade nos pilotos do Drex

Tema é obrigatório para o Banco Central no desenvolvimento da nova moeda digital