Web Summit
CEO do GitHub foto-reproducao-thomas-dohmke-perfil-twitter

O que o CEO do GitHub tem a dizer sobre IA no Web Summit 2023

2 minutos de leitura

Regulação de Inteligência Artificial e a importância do trabalhado dos desenvolvedores são temas defendidos pelo ceo da GitHub no Web Summit



Por Redação em 18/04/2023

Recentemente o CEO do GitHub, Thomas Dohmke, declarou que os desenvolvedores de código aberto devem ser isentos da Lei de Inteligência Artificial (IA), proposta pela União Europeia (UE). Esse assunto deve vir à tona também no Web Summit Rio 2023, que acontece entre os dias 01 a 04 de maio, no Rio de Janeiro.

Para ele o código aberto está formando a base da inteligência artificial ​​na Europa. Durante sua participação na Cúpula de Política de Código Aberto da União Europeia, em Bruxelas, ele deixou claro que “os EUA e a China não precisam ganhar tudo”. A lei de Inteligência Artificial foi proposta em abril de 2021 com o intuito de regulamentar a inteligência artificial. Ou seja, trata-se da criação de um órgão regulador para acompanhar mais de perto o desempenho da IA, observando principalmente aplicativos, assim como os riscos e os impactos na sociedade. 

Quem é Thomas Dohmke, ceo da GitHub?

ceo do github
Foto: Reprodução/ Flickr Collision Conf

Thomas Dohmke é doutor em engenharia mecânica pela Universidade de Glasgow, na Escócia. Ele se auto classifica como “um fascinado pelo desenvolvimento de softwares desde a infância, apaixonado por construir ferramentas que os programadores adoram e criar produtos que impulsionam o desenvolvimento de software”. Antes de chegar a GitHub, co-fundou a HockeyApp e liderou a empresa como CEO através da aquisição pela Microsoft (2014). 

No final de 2022, Thomas Dohmke declarou, em entrevista à Exame Invest, que vê o Brasil com bons olhos, como um dos mercados mais promissores do planeta para a indústria de programação. 

Estima-se que o Brasil vai demandar todos os anos cerca de 250 mil programadores. No entanto, o país forma somente 15 mil novos profissionais por ano, em faculdade. Por essas e outras, empresas como a GitHub, divisão de open source da Microsoft (MSFT34) aposta no mercado profissional brasileiro desde 2018. Atualmente, de acordo com a empresa, há mais de três milhões de programadores que usam os serviços da GitHub. Entre os grandes clientes no Brasil, estão o Nubank, Itaú, Bradesco e Santander. 

Thomas Dohmke no Web Summit?

Muitos olhares estarão voltados para a apresentação de Thomas Dohmke no Web Summit Rio 2023, que acontece em maio, no Rio de Janeiro. A primeira edição do evento fora da Europa será palco de grandes discussões sobre o futuro da tecnologia e o momento de inovação tecnológica que o mundo está passando.

Thomas Dohmke deve manter a sua fala sobre a regulamentação da inteligência artificial, em especial para programadores. Além disso, ele deve falar sobre:

  • Como a IA vai influenciar (e facilitar) o trabalho de desenvolvedores;
  • Como a GitHub está se preparando para enfrentar essa nova era IA;
  • A importância dos desenvolvedores e suas capacidades de dedicarem os trabalhos para resolver novos problemas globais, com aplicações de inteligência artificial (IA) e machine learning.

Para saber mais sobre o Web Summit Rio 2023, acompanhe aqui a cobertura do Próximo Nível



Matérias relacionadas

seguranca de ia Inovação

Segurança de IA: empresas de tecnologia assumem novos compromissos

Anúncio foi feito durante a cúpula global sobre IA, que aconteceu em Seul

regulamentacao da ia Inovação

Regulamentação da IA pode acontecer no âmbito do Mercosul

Parlamentares e especialistas debatem sobre uso de legislação comum na região

agro febraban tech Inovação

Agro terá trilha exclusiva no Febraban Tech 2024

Evento que acontece em São Paulo é reconhecido como um dos mais importantes do setor financeiro

ia identifica tumores Inovação

IA identifica tumores cerebrais com 95% de precisão

Estudo australiano revela a eficácia da inteligência artificial na identificação de tumores