Executivos debatendo como implementar uma solução omnichannel

Checklist: como implementar uma solução omnichannel

5 minutos de leitura

Descubra tudo o que você precisa fazer para adotar uma solução omnichannel e otimizar os resultados do seu contact center.



Por Redação em 20/02/2020

Descubra tudo o que você precisa fazer para adotar uma solução omnichannel e otimizar os resultados do seu contact center.

Uma solução omnichannel vai abrir inúmeras possibilidades para você traçar a melhor estratégia de atendimento em seu contact center. Quando o assunto é experiência do cliente (CX), ter todos os pontos de contato integrados e em sinergia vai fazer toda a diferença no negócio.

Entretanto, essa jornada apresenta barreiras, principalmente por conta de tecnologias defasadas, que resultam na interrupção dos serviços e na baixa produtividade do colaborador. No fim do mês, o gerente de call center irá se deparar com uma fatura acima do esperado e métricas de atendimento com score baixo.

Mas não pense que ser omnichannel é uma realidade distante. Pelo contrário, empresas investem em soluções inovadoras para criar uma jornada do consumidor fluída e sem interrupções, desde 2014. A informação é do relatório 2020 Digital Trends, da Econsultancy e da Adobe.

O estudo aponta que essas empresas venceram os desafios de implantar uma estratégia de atendimento ao focar o core business no consumidor. Porém, quais foram eles?

  • Estruturais.
  • Culturais.
  • Tecnológicos.

Você consegue identificar essas três frentes como barreiras na transformação do seu contact center? Porque se você quer levá-lo para o próximo nível, é preciso encará-las, adequando a sua central para uma nova realidade.

Para te ajudar nessa jornada, a Embratel preparou um checklist do que é preciso fazer para adotar uma solução omnichannel. Continue lendo este artigo e descubra como transformar e otimizar os resultados do seu contact center.

Clique no banner e baixe gratuitamente o e-book para saber como implementar uma solução omnichannel

Passo 1: mapeando a jornada do consumidor

Ter a jornada do cliente mapeada vai ser o ponto de partida para implementar uma solução omnichannel. Como bem sabemos, o consumidor não é mais somente dependente de uma chamada de voz para manter o relacionamento com a marca.

Ele é conectado, empoderado e, além de querer agilidade no atendimento, busca também experiências personalizadas. Por outro lado, empresas de vários setores passaram a marcar presença (ou ao menos tentar) onde esses clientes estão:

  • Redes sociais.
  • Aplicativos de mensagens.
  • E-mail.
  • SMS.
  • Chat.

Porém, será que é o suficiente? Não, porque são canais que possuem sua própria estratégia e não se comunicam entre si. Ou seja, se um cliente prefere atendimento via rede social, caso um agente ligue para ele, não terá o histórico deste ponto de contato, comprometendo a interação.

Daí a importância de mapear a jornada do consumidor. Assim, o seu contact center vai ser capaz de proporcionar uma experiência única. Em outras palavras: vai entender como construir uma relação, prever e antecipar as necessidades que o cliente tem em relação à marca.

Passo 2: transformando a cultura de atendimento

No seu contact center a meta é que os agentes de atendimento finalizem a ligação o mais rápido possível? Porque esse é um pensamento comum entre os gerentes de call center. Muitos tentam encontrar meios de reduzir os custos, mas sem querer atingir as expectativas do consumidor.

Entretanto, é algo que você precisa rever ao adotar uma solução omnichannel. Quando você traça uma estratégia de omnicanalidade, a prioridade é o consumidor e todas as interações que ele realiza em seu negócio.

Ao reavaliar a cultura de atendimento e focar no relacionamento com o cliente, você consegue enxergar dores que, até então, pareciam imperceptíveis.

Por exemplo, a forma como a URA é estruturada pode causar confusão no usuário. Então, quando ele parte para uma interação via voz, talvez as ferramentas de atendimento não consigam indicar onde ele se perdeu e como o seu agente pode agilizar a resolução do problema.

Passo 3: adotando as tecnologias certas para reduzir custos

Muitas empresas têm adotado a computação em nuvem para escalar os negócios. Não seria diferente com o contact center. Quando toda a infraestrutura está em um ambiente cloud, você tem a garantia de disponibilidade dos serviços e sistemas atualizados constantemente por dois motivos:

O primeiro é que a nuvem é um ambiente homogêneo. Assim, uma plataforma omnichannel hospedada nela tem todas as ferramentas testadas ao mesmo tempo. Caso você encontre um erro, é possível fazer a correção em todo o ambiente e evitar a interrupção dos serviços.

Já o segundo motivo é que os sistemas em nuvem são desenvolvidos a partir de microsserviços. Portanto, o seu contact center vai utilizar apenas os recursos necessários para aquele determinado momento e vai dimensionar a capacidade, de forma automática, caso necessário.

Isso vai refletir em redução de custo já que um contact center tradicional funciona sempre com 100% da capacidade, mesmo que a demanda de atendimento esteja baixa. Outro ponto é que provedores de nuvem, como a Embratel, ofertam as soluções no modelo as a Service.

É uma excelente oportunidade para adquirir flexibilidade e controle nos gastos mensais, podendo direcionar parte do orçamento para a integração de outras tecnologias como Inteligência Artificial e Assistente Virtual. Além disso, será possível mostrar resultados ao CFO no fim do mês.

Passo 4: apostando também no agente humano para ser omnichannel

Você chegou até aqui e provavelmente acha que já tem em mãos tudo o que é necessário para transformar o contact center, mas uma estratégia omnichannel fará toda diferença quando você apostar também no capital humano. Até porque, a sua equipe vai ser a responsável em levar a jornada do cliente para o próximo nível.

Porém, para que isso aconteça, os colaboradores devem saber o que uma solução omnichannel oferece. Até porque, esse tipo de plataforma reúne inúmeras ferramentas intuitivas, tecnologias e canais em uma única interface para o agente.

Isso vai exigir treinamento, já que, antes, o colaborador precisava atender o telefone e conversar com alguém do outro lado da linha. Hoje, ele precisa saber digitar, escrever e mexer em sistemas operacionais para dominar a plataforma e a interação com o cliente. Tudo ao mesmo tempo.

Além disso, uma plataforma omnichannel também traz ferramentas de gerenciamento. Com isso, você consegue avaliar toda a sua força de trabalho, entender em qual canal um agente tem o melhor desempenho e se ele é polivalente (ou seja, atende bem em qualquer ponto de contato).

Aqui voltamos novamente à redução de custos. Se você identifica esses talentos, realiza treinamentos para que os colaboradores usem melhor a plataforma existente e os realoca para o canal que cada um atende melhor , o resultado será uma redução no turnover e todas as despesas associadas.

Por que você deve adotar a solução Omnichannel da Embratel?

Agora que você sabe o passo a passo para implantar uma solução omnichannel em seu contact center, é hora de escolher quem será o provedor que vai te ajudar a montar uma nova estratégia de atendimento ao consumidor.

A plataforma Omnichannel da Embratel, em parceria com a Genesys, é um contact center na nuvem com todos os canais digitais e de voz de uma empresa, integrados. Toda a infraestrutura da solução é hospedada em nosso próprio data center.

Ela é contratada no modelo as a Service, o que significa flexibilidade para contratar as posições de atendimento necessárias com um preço fixo, trazendo previsibilidade nos custos do contact center.

Além disso, a solução Omnichannel da Embratel é a única do mercado com pacote ilimitado de voz. Tudo isso em uma fatura única e com a flexibilidade de contratar mais posições de atendimento em picos de demanda e períodos sazonais.

Outra vantagem é que a implantação de todo projeto é por conta da Embratel e acontece em um prazo de 90 a 120 dias, a depender da complexidade. Ou seja, enquanto a empresa de telecom instala links, dados, voz, equipamento e data center, você se preocupa somente em garantir o bom atendimento.

Repassando o que vimos neste post

  • Uma solução omnichannel é a oportunidade de desenvolver novas estratégias de atendimento no contact center.
  • Mas empresas devem superar três barreiras: processos, tecnologias e pessoas.
  • Mapear a jornada do consumidor é o primeiro passo para ser omnichannel.
  • Rever processos, adotar as tecnologias certas e treinar capital humano são os próximos passos.
  • Assim, os gerentes de call center conseguem reduzir custos, melhorar atendimento e aumentar produtividade da equipe.

Quer saber mais como a um contact center omnichannel transforma negócios? Baixe gratuitamente nosso e-Book (clique no link abaixo) e confira um checklist de como implementar a solução Omnichannel Embratel e impulsionar os resultados do seu negócio.

Clique no banner e baixe gratuitamente o e-book para saber como implementar uma solução omnichannel


Matérias relacionadas

cidades inteligentes Inovação

Tecnologia habilita cidades inteligentes

A tecnologia permite que os municípios entendam as demandas dos cidadãos, invistam em segurança pública, melhorem o trânsito, entre outros quesitos das cidades inteligentes

usina de Ouro Branco Inovação

Parceria com Embratel habilita indústria 4.0 na Gerdau

Com tecnologia da Embratel, a Gerdau vai implantar uma rede privativa dedicada 5G e LTE 4G em uma de suas fábricas, viabilizando os conceitos da indústria 4.0

Inovação

Desenvolvimento de IA dá lugar a BPO em planejamento de CFOs, aponta Gartner

Departamentos financeiros vão investir em outsourcing para implementar inteligência artificial em seus negócios em busca de mais sucesso nos projetos

Inovação

Metaverso exigirá mais cuidado com proteção de dados

O uso de um óculos de realidade aumentada por cerca de 20 minutos pode levar à captação de 20 milhões de dados de reações, biometria e comportamento