China e Estados Unidos lideram ranking de implantação do 5G

< 1 minuto de leitura

As duas economias têm o maior número de cidades com 5G, considerando um levantamento global da Viavi; 2 mil cidades já têm a tecnologia



Por Redação em 11/05/2022

No final de janeiro deste ano, 1947 cidades no mundo, em 72 países, já tinham a tecnologia 5G ativa. China e Estados Unidos ocupam o primeiro e segundo lugar, com  356 e 269 cidades, respectivamente. Os dados são do levantamento “The State of 5G”, divulgado pela Viavi Solutions.  

A pesquisa considerou países como Argentina, Butão, Cazaquistão, Ilhas Maurício, Malásia, Malta e Quênia, onde o 5G entrou em funcionamento na segunda metade de 2021. A região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) ultrapassou a APAC (Ásia-Pacífico – incluindo a Grande China), com o maior número de cidades 5G, sendo 839 no total; APAC tem 689 cidades de 5G e as Américas somam 419.

No Brasil, o leilão para exploração e oferta do 5G só aconteceu em novembro de 2021 e a tecnologia começa a ser implantada agora em 2022, seguindo um cronograma estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que prevê que as primeiras cidades a receberem o 5G serão as capitais dos estados e Distrito Federal. 

Infraestrutura 5G

Conforme o estudo da Viavi, a maioria das redes já ativas são non-standalone (NSA), ou seja, o equipamento 5G é adicionado à infraestrutura 4G já existente. Mas, globalmente, existem 24 redes 5G autônomas (standalone), que foram construídas exclusivamente para o 5G. 

O levantamento também destaca o crescente ecossistema Open RAN (Rede de Acesso de Rádio) pelo mundo, combinando operadoras móveis e fornecedores de software e infraestrutura que buscam desenvolver rede aberta com controle de Inteligência Artificial (IA) incorporado. 

Em março de 2022, 64 operadoras globais anunciaram sua participação no desenvolvimento de redes Open RAN. Isso se divide em 23 implantações, 34 na fase de teste e as demais em pré-teste.



Matérias relacionadas

iot em servicos financeiros Conectividade

Bancos prospectam IoT em serviços financeiros

Combinação de dispositivos inteligentes e conectividade 5G abre novas possibilidades, que ainda precisam passar pelo crivo do mercado

multicloud hibrida Conectividade

Empresas melhoram resultados com uso de multicloud híbrida

Explorar os diferenciais de funcionalidades e custos dos provedores implica novas abordagens de gerenciamento e tomada de decisão

satelite da embratel Conectividade

Cindactas da Força Aérea vão usar comunicação satelital da Embratel

Comando da Aeronáutica contrata serviços na Banda C, com satélite Star One C3

baixa conectividade significativa Conectividade

Brasil tem maioria da população com baixa conectividade significativa

Levantamento do Cetic.br/NIC.br apontou que os brasileiros tem deficiências no acesso, no uso e na apropriação da rede