carlos eduardo gabriel Carlos Eduardo Gabriel Santos, arquiteto de dados para a América Latina no Citi (Foto: Divulgação/Citi)

Citi avança no uso de inteligência artificial

4 minutos de leitura

Com Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CoE), o banco conduz estratégia para aprimorar práticas e adoção da tecnologia, explica especialista de dados da instituição



Por Redação em 21/03/2024

O uso de inteligência artificial na tecnologia bancária otimiza uma série de processos, inclusive na operacionalização de projetos que visam beneficiar os clientes. É o que revela Carlos Eduardo Gabriel Santos. Ele é arquiteto de dados para a América Latina no Citi e iniciou a carreira na instituição há 14 anos, atuando desde analista programador a líder de projetos de inovação. 

Formado em Ciência da Computação, com MBA em Gerenciamento de Projetos e Mestrado em Engenharia da Computação focado em Inteligência Artificial, Carlos Eduardo lidera iniciativas de análise de dados e inovação tecnológica, contribuindo para a estratégia de dados do banco na região.

Para ele, a tecnologia desempenha um papel indispensável na sociedade e na economia. Confira os principais trechos da entrevista concedida ao Próximo Nível.

Pode nos contar um pouco sobre os principais projetos de inteligência artificial do Citi?

No Citi, reconhecemos a grande importância da inovação tecnológica, especialmente no campo da inteligência artificial (IA), para sustentar nossa posição de liderança no setor bancário global. Com mais de dois séculos de história e uma presença em 95 países, incluindo uma longa trajetória no Brasil desde 1915, nossa instituição se destaca não só pela escala global, mas também pela contínua busca pela excelência em serviços e produtos financeiros.

Especificamente, nossos esforços em IA se concentram em aplicar técnicas avançadas de aprendizado de máquina para análise preditiva e descritiva, otimização de sistemas de recomendação, aprimoramento da detecção de fraudes e automação inteligente de processos.

Essas iniciativas não apenas elevam nosso padrão de qualidade, mas também nos permitem antecipar necessidades e adaptar nossas soluções de maneira proativa.

Recentemente, intensificamos nossa exploração da IA Generativa (GenAI), investigando seu potencial e riscos por meio de centenas de casos de uso.

Um exemplo notável dessa abordagem é nosso plano de integrar aproximadamente 40 mil colaboradores ao uso do GitHub Copilot até meados de abril 2024, visando uma melhoria substancial na eficiência de nossos desenvolvedores. Além disso, o Citi está também na jornada de GenAI para revitalizar sistemas legados, realizar análises preliminares em questões de compliance e muito mais. Esse compromisso com a inovação em IA reflete nosso objetivo de permanecer na vanguarda do setor bancário, oferecendo serviços excepcionais aos nossos clientes.

Como funcionam os laboratórios de tecnologia do Citi ao redor do mundo? 

Foto: Divulgação Citi

Os Laboratórios de Inovação do Citi representam o centro da nossa jornada tecnológica e estratégica, estabelecendo um padrão de excelência e inovação há mais de uma década.

Com localizações estratégicas em cinco cidades-chave ao redor do mundo (Dublin, Tel Aviv, Londres, Nova Iorque e Singapura), nossos laboratórios não apenas aproveitam a proximidade com importantes centros de negócios, mas também se beneficiam do acesso a talentos excepcionais, ecossistemas de startups e hubs tecnológicos de vanguarda.

Qual é a principal missão dos Laboratórios de Inovação?

A missão dos Laboratórios de Inovação do Citi é desenvolver soluções de ponta que transformem os modos de operação das nossas unidades de negócio para gerar valor significativo aos nossos clientes. É um objetivo que vai além do desenvolvimento tecnológico, abrangendo a transformação cultural dentro da organização. Nesse sentido, os laboratórios são catalisadores de uma cultura de inovação, promovendo treinamentos e eventos que incentivam a colaboração, a experimentação e o compartilhamento de conhecimentos globalmente na instituição.

Pode nos falar mais sobre o Centro de Excelência de Inteligência Artificial e as questões regulatórias?

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CoE) do Citi é uma iniciativa estratégica criada para elevar e aprimorar nossas práticas e controles relacionados à adoção da Inteligência Artificial (IA) em toda a organização.

Esse centro tem um papel muito importante em nossa jornada de inovação tecnológica, garantindo que as implementações de IA sejam feitas de forma responsável e estejam alinhadas às necessidades da instituição, respeitando rigorosamente as regulamentações e normas vigentes no setor.

Com uma equipe de especialistas, o CoE é dedicado a assegurar que todas as iniciativas de IA do Citi sigam os mais elevados padrões de ética e conformidade regulatória. Isso inclui uma análise detalhada dos riscos e benefícios das aplicações de IA, estabelecimento de governança sólida, e fomento de uma cultura de transparência e responsabilidade em toda a empresa.

Em relação às questões regulatórias, o CoE mantém um monitoramento das discussões e definições regulatórias em âmbito global, visando garantir que o Citi esteja sempre a par das novas expectativas regulatórias e preparado para enfrentar desafios futuros. No Brasil, eu represento o Citi na Febraban, participando nas discussões e análises sobre o projeto de lei em tramitação que visa a regulamentação da Inteligência Artificial.

O que significa para o cliente Citi contar com uma instituição que utiliza inteligência artificial no atendimento?

O Citi, reconhecido globalmente por seu compromisso com a excelência, se dedica incansavelmente a oferecer o que há de melhor aos seus clientes. Isso significa adotar uma perspectiva global para incorporar as práticas e serviços mais avançados e eficientes disponíveis no setor financeiro.

No centro desse comprometimento está a tecnologia que desempenha um papel indispensável em proporcionar aos nossos clientes flexibilidade, agilidade e acesso ininterrupto aos serviços bancários do Citi, independentemente de onde estejam no mundo.O investimento significativo e contínuo em nossos laboratórios de inovação é uma evidência clara da determinação do Citi em estar na vanguarda da tecnologia financeira. Esses centros de excelência são dedicados a explorar novas fronteiras dos serviços financeiros, empregando inteligência artificial e outras tecnologias emergentes para desenvolver soluções que não apenas atendam, mas superem as expectativas dos clientes.

Este investimento reflete o compromisso do Citi em inovar constantemente e em oferecer soluções financeiras que sejam não apenas as melhores do mercado, mas também personalizadas para as necessidades e aspirações únicas de nossos clientes globalmente.


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