Como escalar sua estratégia de Inteligência Artificial em 7 passos Engineer using tablet check and control automation robot arms machine in intelligent factory industrial on monitoring system software. Welding robotics and digital manufacturing operation. (Engineer using tablet check and control automation robot ar

Como escalar sua estratégia de Inteligência Artificial em 7 passos

3 minutos de leitura

Empresas que implementaram IA já começam a sentir o retorno do investimento, mas a expansão do uso da tecnologia para toda empresa exige esforços.



Por Redação em 22/02/2019

Principais destaques:
– 82% das empresas que adotaram Inteligência Artificial (IA) tiveram resultados financeiros positivos, afirma Deloitte;
– Expectativa, segundo IDC, é que empresas gastem US$ 77,6 bilhões em investimentos em IA até 2022;
– Ter uma equipe de Inteligência Artificial, promover um design participativo de soluções, criar um Centro de Excelência e ter uma estratégia de comunicação podem ajudar no escalonamento da estratégia de AI.

A Inteligência Artificial é capaz de gerar valor para os negócios e as empresas. Embora ainda estejam aprendendo a tirar todo o potencial da tecnologia, as organizações começam a ver um retorno no investimento. Na última pesquisa feita pela empresa de consultoria Deloitte, divulgada no fim de 2018, 82% das organizações que adotaram a AI tiveram resultados financeiros positivos.

Agora, a expectativa é escalar a Inteligência Artificial. A empresa de auditoria e consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC) conversou com mil executivos norte-americanos que, de alguma maneira, já têm a tecnologia no radar e descobriu que 20% dos entrevistados planejam expandir a implementação de AI para toda a empresa ainda em 2019. Um outro estudo, desta vez da consultoria IDC, indicou que a expectativa de gastos com AI pode chegar a US$ 77,6 bilhões até 2022, o triplo da projeção do ano passado — US$ 24 bilhões.

Mas o caminho para o escalonamento pode ser um tanto complicado, como mostra o site CIO. Mão de obra especializada, prioridades de negócios e estratégias em conflito tendem a atrapalhar a concretização de projetos com Inteligência Artificial. Por isso, algumas dicas são essenciais para expandir os esforços em escalar a AI de sua organização. Veja abaixo:

1. Tenha uma equipe de Inteligência Artificial

Ao montar uma equipe de IA, a empresa terá ajuda de profissionais para manter e impulsionar projetos dentro da organização, além de integrar esses talentos com outros setores. Ter uma unidade dedicada pode garantir o sucesso no recrutamento e na retenção de colaboradores.

2. Especialistas e não-especialistas trabalhando juntos

Não é preciso contar apenas com funcionários altamente especializados em Inteligência Artificial. A empresa pode utilizar ferramentas amigáveis e programas educacionais para treinar o colaborador não técnico. A PwC, em seu documento sobre as previsões do uso da tecnologia para 2019, sugere que a empresa conte com três níveis de funcionários que lidem com esta solução:

– Usuários cidadãos: aqueles que irão aprender a usar os aplicativos de IA;

– Desenvolvedores de cidadãos: aqueles que não são desenvolvedores profissionais, mas que conseguem identificar, junto aos especialistas de IA, oportunidades para a criação de novas aplicações com a tecnologia.

– Cientista de dados: responsáveis em criar, implantar e gerenciar as aplicações de IA.

3. Pense num Centro de Excelência

Um Centro de Excelência de AI (CoE) será responsável por determinar padrões de tecnologia, arquitetura, ferramentas, técnicas, fornecedores e gerenciamento de propriedade intelectual. A Shell criou um CoE e, ao alinhar Inteligência Artificial, machine learning e analytics, conseguiu monitorar, de forma preditiva, a manutenção de peças de máquinas com plataformas de petróleo.

4. Experimente a AI para definir uma estratégia

Ao construir vários ativos de AI, uma empresa pode criar vantagem competitiva ao adaptá-los e alinhá-los com a estratégia de seu negócio. Isso trará criação de valor, uma melhor compreensão da tecnologia e insights sobre onde ela pode ser aplicada para trazer mais resultados.

5. Crie uma Inteligência Artificial transparente

Alguns setores – como o financeiro – se preocupam sobre como a Inteligência Artificial toma as suas decisões. Por isso, segurança, confiança e privacidade de dados são tópicos que a empresa deve manter sempre em mente.

6. Design centrado no ser humano

Praticar um design participativo permite a criação de soluções mais sustentáveis, já que os desenvolvedores terão ciência de possíveis falhas e problemas antes não percebidos por eles.

Por exemplo, a implementação de AI em um chatbot deve ter a participação de um funcionário do call center, alguém da equipe de liderança e clientes que possam vir a interagir com a solução.

Revisões e avaliações periódicas dos algoritmos usados na solução também contam pontos na busca por oferecer o melhor serviço para os clientes.

7. Tenha uma estratégia de comunicação

Se sua empresa já sente o impacto da Inteligência Artificial nos negócios, então é hora de criar um programa de comunicação para manter uma relação transparente com investidores, agentes públicos, clientes, funcionários e novos talentos. Andrew Ng, ex vice-presidente do Baidu (o Google chinês) alerta que a IA ainda gera medo, dúvidas e incertezas, por ser pouco compreendida. “Comunicações internas claras, tanto para explicar a IA quanto para abordar as preocupações de funcionários, reduzirão qualquer relutância interna em adotar a tecnologia.”, escreveu o cientista da computação em seu guia sobre transformação de IA.



Matérias relacionadas

fórmula 1 Inovação

Tecnologias habilitam a Fórmula 1 em São Paulo

Grande Prêmio brasileiro é um dos mais tecnológicos do mundo e conta com 5G e Wi-Fi 6, além de outras inovações

gen ai idc Inovação

Mercado global de GenAI alcançará US$ 143,1 bilhões em 2027

Previsão é da IDC, que destaca o potencial da tecnologia em vários segmentos de negócios, inclusive na gestão pública

usina solar Inovação

Mackenzie adota usina solar com inteligência artificial

Tecnologia chinesa será usada na usina solar instalada no campus da universidade na capital paulista

guru negócios digitais Inovação

“IA é vital como a eletricidade”, diz guru dos negócios digitais

Chris Anderson participou do summit O Próximo Nível dos Negócios - Como as novas tecnologias e a inteligência artificial habilitam o futuro.