computacao em nuvem

Computação em nuvem pode gerar economia de US$ 3 trilhões até 2030

2 minutos de leitura

Relatório da consultoria McKinsey aponta melhorias que a tecnologia vai agregar



Por Redação em 30/01/2024

O uso do cloud computing, ou computação em nuvem, deverá gerar uma economia global de US$ 3 trilhões até 2030, segundo recente estudo da consultoria McKinsey. A estimativa tem como parâmetro o EBITDA adicional em todos os segmentos no mundo, segundo os analistas brasileiros Alessandro Rosa, sócio sênior da McKinsey em São Paulo e líder de Tecnologia na América Latina, e Rafael Siqueira, líder de Build by McKinsey na América Latina e também sócio do escritório paulista da consultoria.

Apesar do potencial, a concretização depende da superação de vários desafios. Entre eles está o fato de que apenas uma em cada dez empresas consegue tirar valor em escala da nuvem. Os dois consultores lembram, ainda, que apenas cinco delas estão começando a colher os resultados. O que pode mudar esse cenário é o uso da inteligência artificial generativa (GenAI), que promete otimizar os recursos da nuvem.

A dupla de especialistas destaca que uma das razões para a desconexão atual entre ambição e realidade é que vários negócios buscam uma migração muito gradual, utilizando modelos pouco eficientes ou limitando os seus orçamentos de TI. Uma estratégia eficaz para a nuvem, no entanto, precisa de muito mais, de acordo com eles. Os números desse processo de migração confirmam a trajetória atual.

Por exemplo, metade das empresas avaliadas pela McKinsey migrou uma pequena parcela de seus aplicativos para a nuvem. Na média, o percentual de migração é de 15% a 20%, mas dois terços das empresas esperam migrar até 80% de seus sistemas para a nuvem até o fim desta década.

Mais do que migração em si, é preciso reinventar o modo como a tecnologia é desenvolvida e gerenciada, segundo a análise da McKinsey. “Diferentes arquiteturas, serviços de infraestrutura e parceiros são necessários. Mais do que a tecnologia por si só, é preciso empreender uma mudança radical na forma de operar e se organizar”, detalham os analistas brasileiros no relatório citado.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

ransomware Estratégia

Aumenta o número de vítimas de ransomware

Mais de 70% das organizações globais já foram assediadas por ransomware e tiveram consequências financeiras

politica nacional de ciberseguranca Estratégia

Política Nacional de Cibersegurança entra em vigor no Brasil

Entre os objetivos detalhados do decreto está prevista a regulação, fiscalização e controle para aprimorar a segurança e a resiliência cibernética nacional

golpes digitais cresceram Estratégia

Golpes digitais cresceram 35% em 2023

Os golpes bancários ainda lideram a lista por segmentos, no Brasil

ia em bancos Estratégia

Uso de IA em bancos traz hiperpersonalização de atendimento

Instituições financeiras apostam na tecnologia para replicar conceito de private banking no varejo