digitalizacao petroleo e gas

Digitalização otimiza operações na área de petróleo e gás

2 minutos de leitura

Entenda como a transformação digital pode trazer ganhos de segurança e produtividade para os campos de exploração petrolífera



Por Redação em 26/01/2022

Na exploração de petróleo e gás, a eficiência operacional é essencial para garantir a segurança. Isso porque a natureza explosiva dos produtos faz com que esses ambientes sejam considerados de alto risco. Qualquer falha também pode levar a interrupções no fornecimento, resultando em perdas econômicas ou danos ambientais em grande escala, e a transformação digital faz toda a diferença no controle das operações e também na produtividade dos campos de exploração.

As redes de dados ​​garantem a segurança, enquanto tecnologias como a interação de voz e vídeo entre o local e a central de comando tornam os processos mais eficientes. Além disso, aplicações de inteligência artificial são cada vez mais utilizadas. Confira alguns dos recursos mais utilizados no setor, de acordo com Li Yangming, representante-chefe da Unidade de Negócios de Energia Global da Indústria de Petróleo e Gás da Huawei.

1. Inspeções e resolução de problemas mais eficientes

O uso de capacetes conectados a uma rede 5G melhora a eficiência das inspeções, que podem ser guiadas de forma remota. Além disso, o uso de softwares inteligentes permite que especialistas solucionem problemas remotamente, em tempo real.

2. IoT e 5G

A combinação de internet das coisas (IoT) e redes 5G possibilita o gerenciamento de segurança e o controle de acesso às operações, incluindo recursos inteligentes como a colaboração remota e inspeção feita por drones.

Além do mais, o baixo consumo de energia do 5G estende a vida útil da bateria dos sensores IoT.

3. Plataforma integrada

O gerenciamento de plataformas complexas, que geralmente envolvem hardware de vários fornecedores e dispositivos mantidos por diferentes provedores de serviços, torna a solução de problemas mais lenta e cara. Uma plataforma única simplifica a gestão. 

4. Inteligência artificial

A IA pode ser usada para otimizar processos e gerenciar operações complexas, além de fornecer dados geológicos para tornar a perfuração de petróleo mais eficiente. Soluções de realidade virtual ou aumentada podem ser usadas ​​para simular operações de óleo e gás, contribuindo para treinamento operacional e também para ações de emergência. 



Matérias relacionadas

metaverso corporativo Inovação

4 casos de uso do metaverso no ambiente corporativo

De processos seletivos a reuniões, o metaverso possibilita experiências diferenciadas e interativas aos profissionais

Inovação

Viena avança como cidade inteligente com plataforma de dados urbanos em código aberto

A capital da Áustria, Viena, avança como cidade inteligente com gestão de dados em código aberto para mobilidade, saneamento e energia

cidades inteligentes Inovação

Tecnologia habilita cidades inteligentes

A tecnologia permite que os municípios entendam as demandas dos cidadãos, invistam em segurança pública, melhorem o trânsito, entre outros quesitos das cidades inteligentes

usina de Ouro Branco Inovação

Parceria com Embratel habilita indústria 4.0 na Gerdau

Com tecnologia da Embratel, a Gerdau vai implantar uma rede privativa dedicada 5G e LTE 4G em uma de suas fábricas, viabilizando os conceitos da indústria 4.0