ia em saas

Empresas de SaaS surfam com Inteligência Artificial

2 minutos de leitura

Recursos são integrados a outras plataformas e personalizados, em alguns casos



Por Redação em 21/11/2023

As companhias de software como serviço (SaaS) estão usando os recursos de Inteligência Artificial (IA) para cruzar informações e dados e criar insights que possibilitam evoluir e automatizar as entregas. Essa é a avaliação dos especialistas da SmartNX, que atua na área de SaaS. O empenho faz sentido, pois 63% as que utilizam dados e analytics no Brasil também adotam IA, de acordo com pesquisa da SAS, focada em analytics.

Na avaliação de Guilherme Honório, CEO da SmartNX, a popularização da Inteligência Artificial fez com que a utilização da tecnologia nos negócios aumentasse, provocando as empresas a fundir softwares para oferecer soluções SaaS mais completas. A IA, de acordo com ele, passou a ser aplicada para simplificar processos e permitiu que as empresas começassem a fazer uma entrega integrada aos clientes.

IA para melhorar o atendimento ao cliente

ia em saas

Uma das empresas que sente essa transformação é a própria SmartNX, plataforma de experiência do cliente como serviço (CX as a Service). Na prática, a companhia incorporou o IA para implementar canais de atendimento aos consumidores por meio de robôs, com recursos de áudio e texto, automatizando ainda mais a solução. Hoje a empresa conta com uma equipe totalmente voltada à aplicação de Inteligência Artificial nas entregas, como aponta reportagem do IT Forum.

Segundo Honório, a IA generativa tem sido utilizada para automatizar o atendimento, facilitando que os colaboradores entendam como atender melhor o cliente final, além de mostrar a eles os melhores caminhos para resolver os problemas dos consumidores. É o modelo de adotar a IA como copiloto.

Outra empresa usuária é a Datahub, plataforma de Big Data & Analytics, que adotou a tecnologia há um ano em projetos especiais, como testes para aprimorar as informações fornecidas aos clientes. André Leão, CEO da companhia, ressalta, no entanto, a necessidade de se personalizar as soluções. Nesse caso, o uso acontece nas áreas de marketing e vendas e na de risco e compliance.



Matérias relacionadas

drex liquidez Inovação

Drex: mais liquidez com uso de ativos

Clarissa de Souza, a responsável pela arquitetura que suportará a nova moeda digital, explica a sua funcionalidade e segurança

inclusao mulheres Inovação

Inclusão das mulheres na liderança também chega ao setor financeiro

Para Marisa Reghini, características femininas como colaboração e visão holística têm muito a contribuir para a evolução do setor como um todo

tendencias digitais Inovação

Sete tendências digitais para a década, segundo Sandy Carter

Executiva da Unstoppable Domains é especialista em web 3.0 e apontou caminhos na recente SXSW

bancos preparacao quantica Inovação

Bancos, indústrias e pesquisadores trabalham na preparação quântica

Tecnologia ainda depende de respostas da ciência básica, mas empresas já buscam antecipar as oportunidades e desafios com computação e comunicação baseadas nas propriedades de partículas elementares