ia em saas

Empresas de SaaS surfam com Inteligência Artificial

2 minutos de leitura

Recursos são integrados a outras plataformas e personalizados, em alguns casos



Por Redação em 21/11/2023

As companhias de software como serviço (SaaS) estão usando os recursos de Inteligência Artificial (IA) para cruzar informações e dados e criar insights que possibilitam evoluir e automatizar as entregas. Essa é a avaliação dos especialistas da SmartNX, que atua na área de SaaS. O empenho faz sentido, pois 63% as que utilizam dados e analytics no Brasil também adotam IA, de acordo com pesquisa da SAS, focada em analytics.

Na avaliação de Guilherme Honório, CEO da SmartNX, a popularização da Inteligência Artificial fez com que a utilização da tecnologia nos negócios aumentasse, provocando as empresas a fundir softwares para oferecer soluções SaaS mais completas. A IA, de acordo com ele, passou a ser aplicada para simplificar processos e permitiu que as empresas começassem a fazer uma entrega integrada aos clientes.

IA para melhorar o atendimento ao cliente

ia em saas

Uma das empresas que sente essa transformação é a própria SmartNX, plataforma de experiência do cliente como serviço (CX as a Service). Na prática, a companhia incorporou o IA para implementar canais de atendimento aos consumidores por meio de robôs, com recursos de áudio e texto, automatizando ainda mais a solução. Hoje a empresa conta com uma equipe totalmente voltada à aplicação de Inteligência Artificial nas entregas, como aponta reportagem do IT Forum.

Segundo Honório, a IA generativa tem sido utilizada para automatizar o atendimento, facilitando que os colaboradores entendam como atender melhor o cliente final, além de mostrar a eles os melhores caminhos para resolver os problemas dos consumidores. É o modelo de adotar a IA como copiloto.

Outra empresa usuária é a Datahub, plataforma de Big Data & Analytics, que adotou a tecnologia há um ano em projetos especiais, como testes para aprimorar as informações fornecidas aos clientes. André Leão, CEO da companhia, ressalta, no entanto, a necessidade de se personalizar as soluções. Nesse caso, o uso acontece nas áreas de marketing e vendas e na de risco e compliance.



Matérias relacionadas

IA no setor aéreo Inovação

Aplicação de IA no setor aéreo pode gerar economia de até 30%

A inteligência artificial traz melhorias para empresas, como no caso da Avianca, e para clientes, que ganham com a hiperpersonalização dos serviços

Globant Converge Inovação

Globant Converge 2024 destaca papel da IA no setor de mídia

Especialistas avaliaram que a tecnologia pode transformar diferentes áreas da sociedade, como a de entretenimento

trends tecnológicas Inovação

Especialistas listam as trends tecnológicas para além de 2025

Entre elas, estão desde questões como ética e governança até o uso de acessórios vestíveis dotados de IA

Drex Inovação

O que é o Drex, a moeda digital brasileira?

Conheça mais sobre a tecnologia que envolve a maior inovação do sistema financeiro brasileiro