ia em saas

Empresas de SaaS surfam com Inteligência Artificial

2 minutos de leitura

Recursos são integrados a outras plataformas e personalizados, em alguns casos



Por Redação em 21/11/2023

As companhias de software como serviço (SaaS) estão usando os recursos de Inteligência Artificial (IA) para cruzar informações e dados e criar insights que possibilitam evoluir e automatizar as entregas. Essa é a avaliação dos especialistas da SmartNX, que atua na área de SaaS. O empenho faz sentido, pois 63% as que utilizam dados e analytics no Brasil também adotam IA, de acordo com pesquisa da SAS, focada em analytics.

Na avaliação de Guilherme Honório, CEO da SmartNX, a popularização da Inteligência Artificial fez com que a utilização da tecnologia nos negócios aumentasse, provocando as empresas a fundir softwares para oferecer soluções SaaS mais completas. A IA, de acordo com ele, passou a ser aplicada para simplificar processos e permitiu que as empresas começassem a fazer uma entrega integrada aos clientes.

IA para melhorar o atendimento ao cliente

ia em saas

Uma das empresas que sente essa transformação é a própria SmartNX, plataforma de experiência do cliente como serviço (CX as a Service). Na prática, a companhia incorporou o IA para implementar canais de atendimento aos consumidores por meio de robôs, com recursos de áudio e texto, automatizando ainda mais a solução. Hoje a empresa conta com uma equipe totalmente voltada à aplicação de Inteligência Artificial nas entregas, como aponta reportagem do IT Forum.

Segundo Honório, a IA generativa tem sido utilizada para automatizar o atendimento, facilitando que os colaboradores entendam como atender melhor o cliente final, além de mostrar a eles os melhores caminhos para resolver os problemas dos consumidores. É o modelo de adotar a IA como copiloto.

Outra empresa usuária é a Datahub, plataforma de Big Data & Analytics, que adotou a tecnologia há um ano em projetos especiais, como testes para aprimorar as informações fornecidas aos clientes. André Leão, CEO da companhia, ressalta, no entanto, a necessidade de se personalizar as soluções. Nesse caso, o uso acontece nas áreas de marketing e vendas e na de risco e compliance.



Matérias relacionadas

inteligencias individual social e artificial Inovação

O que você sabe sobre as Inteligências Individual, Social e Artificial?

Em e-book, Silvio Meira, André Neves e convidados tratam das potencialidades da IA como extensão das capacidades humanas

empresas apostam em IA generativa Inovação

Gartner: 55% das empresas apostam em IA generativa

A pesquisa contou com a participação de 1400 líderes executivos, durante webinar

fórmula 1 Inovação

Tecnologias habilitam a Fórmula 1 em São Paulo

Grande Prêmio brasileiro é um dos mais tecnológicos do mundo e conta com 5G e Wi-Fi 6, além de outras inovações

gen ai idc Inovação

Mercado global de GenAI alcançará US$ 143,1 bilhões em 2027

Previsão é da IDC, que destaca o potencial da tecnologia em vários segmentos de negócios, inclusive na gestão pública