inovacao em ia

Inovação em IA chega ao segmento de energia solar

2 minutos de leitura

Graymatics e Grupo Energia desenvolveram ferramenta de IA para inovar o mercado de energia solar



Por Redação em 17/10/2023

O Brasil já pode ser considerado o oitavo país do mundo, no ranking de geração de energia solar fotovoltaica, desde 2022, de acordo com o ranking da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

De olho nesse potencial e com o objetivo de desenvolver algo inédito para o mercado nacional, o Grupo Energia se uniu à Graymatics para agregar inovação em IA ao segmento de energia solar.

As empresas criaram novas ferramentas, com o apoio da tecnologia, para beneficiar o segmento, utilizando IA e drones com o propósito de otimizar o monitoramento de fazendas solares. O Grupo Energia revelou que a proposta é fazer o gerenciamento na medição do avanço das obras de parques solares de 600 MW, 900 MW e 1.2GW, o que corresponde a áreas de até 6.000 hectares. Até então, para fazer esse trabalho, era preciso deslocar uma equipe para avaliação em campo. Hoje, as imagens áreas de alta definição, também conhecidas como ortomosaicos, são feitas com o apoio de drones com câmeras acopladas. 

Para Rubens Brandt, CEO do Grupo Energia, a tecnologia agregou agilidade aos processos da empresa, principalmente no que se refere ao monitoramento de obras. “O desempenho do Grupo demanda um volume cada vez maior de mão de obra alocada, o que começa a ser inviável sem o apoio de ferramentas inteligentes e personalizadas para a nossa atividade – que, neste caso, envolve todo o controle da construção e a qualidade de implantação de parques solares fotovoltaicos”, declarou. “Nossos parques solares estão ficando de tamanhos absolutamente gigantescos, implantados em áreas de mais de 2 mil hectares”, complet a solução de smart farm permite gerenciar de forma moderna, eficiente e produtiva.

Inovação em IA 

A Graymatics vem treinando parâmetros de data analytics e inteligência artificial para contar e mensurar o avanço físico das obras, em tempo real. O intuito é aumentar a precisão e diminuir o tempo de medição de cada uma delas. 

Mesmo em fase de testes,  os dados analíticos apresentados pela Graymatics têm mais de 85% de precisão. Em fase operativa, eles atuam acima de 92%.

Para Eduardo Vargas, Business Development Manager da Graymatics, este é um projeto verdadeiramente inovador. “Não há cases similares no mundo. Pelo ineditismo, esse projeto para o Grupo Energia está sendo desenvolvido pela nossa matriz, em Singapura. Esta é mais uma oportunidade de mostrar ao mercado brasileiro, principalmente de infraestrutura, energia, indústria e agro, que somos versáteis na entrega de dados analíticos com alto nível de precisão, em diferentes segmentos, sejam para análise de imagens, fotos, ou por vídeo em CFTV”, afirmou o executivo.



Matérias relacionadas

hackers de yale Inovação

Hackers de Yale estão cada vez mais interessados em medicina preventiva

Além da Yale, outras 19 instituições de ensino estavam representadas para estudar o tema

robo pianista Inovação

Robô pianista é criado por estudantes brasileiros

O PianoBot foi desenvolvido por quatro alunos de Engenharia Mecatrônica do Insper

chips de ia Inovação

Tendência: o mundo precisará de mais chips de IA em 2024

Materiais são usados ​​no desenvolvimento e disponibilização de modelos de inteligência artificial

porto maravalley Inovação

Rio de Janeiro cria hub tecnológico Porto Maravalley

Presença de startups e curso superior do IMPA, dentre outras inovações, trarão novas oportunidades à zona portuária do Rio de Janeiro