Uma startup de Singapura, a ProfilePrint, que fornece soluções de inteligência artificial para analisar e prever a qualidade e o tipo de ingredientes presentes em itens alimentícios, assinou contratos com três grandes empresas de alimentos no Brasil: Louis Dreyfus Company Brasil, Olam Agrícola Ltda e Sucafina Brasil.
A tecnologia fornecida pela startup analisa de forma preditiva e prescritiva ingredientes alimentícios como café, cacau, grãos, açúcar e sucos, por meio de um equipamento portátil e uma plataforma de software. O resultado sai em apenas alguns segundos.
Ferramenta de IA contribui para o avanço do agronegócio
“A solução contribui para o avanço do agronegócio no Brasil, iniciando com café e cacau. Com ela, sem treinamento prévio, o produtor poderá verificar rapidamente a qualidade de sua safra e obter um preço de venda mais justo com base em sua real qualidade”, disse Alan Lai, CEO e fundador da ProfilePrint. Da mesma forma, segundo ele, o comprador poderá avaliar de forma instantânea a qualidade das colheitas.
Vale explicar que, embora a América Latina responda por 16% do total das exportações globais de alimentos e produtos agrícolas, um dos grandes desafios é justamente o fato desta indústria não ser capaz de verificar a qualidade dos ingredientes alimentares que são produzidos e comercializados, pois as condições de produção variam entre fazendas de alta tecnologia e pequenos produtores. Com a nova tecnologia de inteligência artifical, a perspectiva é de que este problema seja minimizado.