IoT e 5G no radar das empresas no Brasil

< 1 minuto de leitura

O levantamento IoT Snapshot mostrou que 42% das empresas do Brasil querem desenvolver soluções de internet das coisas (IoT) nos próximos 18 meses



Por Redação em 14/06/2022

As aplicações de internet das coisas (IoT) estão no radar de empresas de diversos segmentos no Brasil. Por exemplo, no agronegócio, setor em que pelo menos metade dos empreendimentos tem planos concretos de investimento na área. Mas outros segmentos –  supply chain, telemedicina, veículos autônomos – também devem ser beneficiados com os avanços da tecnologia. 

Segundo a pesquisa IoT Snapshot, elaborada pela Logicalis, empresa global de soluções e serviços de TIC, 42% das organizações planejavam investimentos na tecnologia nos próximos 18 meses (a partir da data em que o levantamento foi realizado, entre agosto e setembro de 2021). Para tanto, o 5G, com suas características de baixa latência, maior banda e velocidade, além de possibilidade de conexões simultâneas, é considerado um alavancador. 

5G vai alavancar IoT

O estudo mostrou que o avanço do 5G deve potencializar a utilização de soluções de IoT para os mais diversos setores e aspectos da estratégia corporativa. As expectativas para a implementação do 5G são mais altas para o médio prazo (3 a 5 anos), com interesse médio e alto totalizando 76% no Brasil e 69% nos demais países latino-americanos. 

A pesquisa também identificou que a maior velocidade é o aspecto considerado mais atrativo para os executivos brasileiros em relação ao 5G, sinalizado por 79% dos entrevistados. Já para os hispano-americanos, a maior capacidade de conexões simultâneas é considerada a característica mais atrativa, destacada por 74%. Porém, não foi verificada uma diferença muito sensível na atratividade das três características principais do 5G (velocidade, baixa latência e multiplicidade de conexões).


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

diversidade Estratégia

Executivas defendem diversidade by design nas estratégias de IA

Evitar que se reforcem valores anacrônicos e vieses de exclusão devem ser cuidados centrais nas automações e análises com Inteligência Artificial

ciberseguranca ameacas Estratégia

Cibersegurança demanda investimentos diante das crescentes ameaças

Com o crescimento dos crimes cibernéticos, especialistas reforçam a importância de soluções como criptografia, autenticação multifator e monitoramento contínuo

futurecom 2024 varejo Estratégia

Tecnologias redefinem o varejo com foco em personalização e eficiência

Blockchain, IA e câmeras de visão computacional transformam a experiência do consumidor e otimizam operações no setor

colaboracao e qualificacao ciberseguranca Estratégia

Colaboração e qualificação são os atuais nortes da cibersegurança

Especialistas explicam a importância de aproximar líderes e departamentos de segurança cibernética do core dos negócios