IoT e 5G no radar das empresas no Brasil

< 1 minuto de leitura

O levantamento IoT Snapshot mostrou que 42% das empresas do Brasil querem desenvolver soluções de internet das coisas (IoT) nos próximos 18 meses



Por Redação em 14/06/2022

As aplicações de internet das coisas (IoT) estão no radar de empresas de diversos segmentos no Brasil. Por exemplo, no agronegócio, setor em que pelo menos metade dos empreendimentos tem planos concretos de investimento na área. Mas outros segmentos –  supply chain, telemedicina, veículos autônomos – também devem ser beneficiados com os avanços da tecnologia. 

Segundo a pesquisa IoT Snapshot, elaborada pela Logicalis, empresa global de soluções e serviços de TIC, 42% das organizações planejavam investimentos na tecnologia nos próximos 18 meses (a partir da data em que o levantamento foi realizado, entre agosto e setembro de 2021). Para tanto, o 5G, com suas características de baixa latência, maior banda e velocidade, além de possibilidade de conexões simultâneas, é considerado um alavancador. 

5G vai alavancar IoT

O estudo mostrou que o avanço do 5G deve potencializar a utilização de soluções de IoT para os mais diversos setores e aspectos da estratégia corporativa. As expectativas para a implementação do 5G são mais altas para o médio prazo (3 a 5 anos), com interesse médio e alto totalizando 76% no Brasil e 69% nos demais países latino-americanos. 

A pesquisa também identificou que a maior velocidade é o aspecto considerado mais atrativo para os executivos brasileiros em relação ao 5G, sinalizado por 79% dos entrevistados. Já para os hispano-americanos, a maior capacidade de conexões simultâneas é considerada a característica mais atrativa, destacada por 74%. Porém, não foi verificada uma diferença muito sensível na atratividade das três características principais do 5G (velocidade, baixa latência e multiplicidade de conexões).


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

tic da america latina Estratégia

Brasil tem 30% do mercado de TIC da América Latina 

Conhecido pela sigla TIC, segmento também empregou 2 milhões de profissionais, de acordo com Brasscom

riscos de continuidade de negócios Estratégia

Ruptura operacional lidera os riscos de continuidade de negócios

Pesquisa mostra que 45% das empresas sofreram algum tipo de incidente que paralisou suas operações nos últimos 12 meses

digitalizacao da economia Estratégia

Digitalização para a nova economia do Brasil é tema no Web Summit Rio

Jornalista Christiane Pelajo conduziu o debate entre Rodrigo Marques, da Claro; Luiza Trajano, da Magazine Luiza; e Mate Pencz, da Loft

seguranca digital e-commerce Estratégia

Pesquisa: segurança digital de e-commerce atinge 95% no Brasil

BigDataCorp lançou os resultados da pesquisa “Perfil do E-commerce Brasileiro”