IoT e 5G no radar das empresas no Brasil

< 1 minuto de leitura

O levantamento IoT Snapshot mostrou que 42% das empresas do Brasil querem desenvolver soluções de internet das coisas (IoT) nos próximos 18 meses



Por Redação em 14/06/2022

As aplicações de internet das coisas (IoT) estão no radar de empresas de diversos segmentos no Brasil. Por exemplo, no agronegócio, setor em que pelo menos metade dos empreendimentos tem planos concretos de investimento na área. Mas outros segmentos –  supply chain, telemedicina, veículos autônomos – também devem ser beneficiados com os avanços da tecnologia. 

Segundo a pesquisa IoT Snapshot, elaborada pela Logicalis, empresa global de soluções e serviços de TIC, 42% das organizações planejavam investimentos na tecnologia nos próximos 18 meses (a partir da data em que o levantamento foi realizado, entre agosto e setembro de 2021). Para tanto, o 5G, com suas características de baixa latência, maior banda e velocidade, além de possibilidade de conexões simultâneas, é considerado um alavancador. 

5G vai alavancar IoT

O estudo mostrou que o avanço do 5G deve potencializar a utilização de soluções de IoT para os mais diversos setores e aspectos da estratégia corporativa. As expectativas para a implementação do 5G são mais altas para o médio prazo (3 a 5 anos), com interesse médio e alto totalizando 76% no Brasil e 69% nos demais países latino-americanos. 

A pesquisa também identificou que a maior velocidade é o aspecto considerado mais atrativo para os executivos brasileiros em relação ao 5G, sinalizado por 79% dos entrevistados. Já para os hispano-americanos, a maior capacidade de conexões simultâneas é considerada a característica mais atrativa, destacada por 74%. Porém, não foi verificada uma diferença muito sensível na atratividade das três características principais do 5G (velocidade, baixa latência e multiplicidade de conexões).


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

hiperpersonalização Estratégia

Tendência da hiperpersonalização resulta na padronização, mostram especialistas

Empresas de finanças, telecomunicações e marketplaces buscam levar as otimizações e facilidades com uso de IA às operações e atendimento de alto volume

turismo inteligente Estratégia

Turismo inteligente tem o potencial de transformar cidades

Como elevar a experiência dos viajantes e promover inovações urbanas? Segundo especialistas, o turismo inteligente é uma estratégia que faz toda a diferença

nuvem Estratégia

Gastos com infraestrutura de nuvem chegam a U$ 33 bi

Investimentos crescem no primeiro tri de 2024

lideranca corporativa ia Estratégia

Liderança corporativa e IA para otimização de processos

Ferramentas apoiam a liderança e ditam novos rumos estratégicos para as empresas