isps

ISPs viram alvo de ataque de negação de serviço

2 minutos de leitura

Provedores de serviço de internet (ISPs) estão sendo alvo de ataques mais intensos de negação de serviço (DDos)



Por Redação em 13/12/2023

Os provedores de serviço de internet (ISPs), hoje pequenas e médias operadoras, estão sendo alvo de ataques mais intensos de negação de serviço (DDos). De acordo com reportagem do site TI Inside, os casos cresceram exponencialmente: algo como 400% nos últimos seis meses, segundo a Sencinet, integradora de soluções. Há três anos, esse tipo de ameaça já tinha atingido 1 em cada 4 ISPs, na avaliação da pesquisa “TIC Provedores”, promovida pelo Cetic.br – Centro Regional de Estudos.

Dados da Sencinet mostram que a origem dos ataques atuais está nos Estados Unidos e Alemanha, em ondas que variam de 30 Gb a 40 Gb. Esse volume indica o potencial dos próximos ataques. Até agora as ameaças têm sido endereçadas com recursos de inteligência artificial (IA). Entre os motivos de preocupação está a ameada de grupos de ciberataques contra Israel e seus apoiadores.

Esse grupo teria colocado o Brasil na lista de ataques desde o final de outubro desse ano. Como resultado, alguns provedores do Sul já identificaram a indisponibilidade de seus links em períodos superiores a duas horas. A informação é a da Associação dos Provedores de Internet – InternetSul. O tema também foi destacado pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint).

A entidade nacional emitiu um alerta público em outubro, informando o número elevado de ataques de DDoS no país todo, reforçando que se trata de um quadro nacional, que começou a ser identificado a partir da segunda quinzena daquele mês. Para combater as ameaças, as iniciativas devem envolver o emprego de soluções de IA e Machine Learning que sejam capazes de mitigar o alto volume de ataques. O tempo de inatividade de um ataque de DDoS – cujo custo é de cerca de US$ 6,1 mil/minuto – é uma das principais justificativas para se precaver contra os cibercriminosos.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

Itaú Unibanco Estratégia

Itaú Unibanco completa migração total para a nuvem até 2028

A interface do banco com correntista já está na cloud, priorizando a experiência do cliente

fraudes em 2025 Estratégia

Fraudes em 2025: qual o futuro dos golpes digitais?

Perdas globais via fraudes digitais devem atingir a marca de US$ 400 bilhões ainda em 2025

DORA Estratégia

DORA entra em vigor na UE e pode afetar empresas brasileiras

Marco regulatório que visa fortalecer a resiliência operacional do setor financeiro europeu requer adequações de gestão de riscos da TIC

dificuldades implementar IA Estratégia

Empresas relatam dificuldades para implementar IA

Levantamento aponta que executivos têm clareza da importância da inteligência artificial, mas enfrentam problemas para implementá-la