isps

ISPs viram alvo de ataque de negação de serviço

2 minutos de leitura

Provedores de serviço de internet (ISPs) estão sendo alvo de ataques mais intensos de negação de serviço (DDos)



Por Redação em 13/12/2023

Os provedores de serviço de internet (ISPs), hoje pequenas e médias operadoras, estão sendo alvo de ataques mais intensos de negação de serviço (DDos). De acordo com reportagem do site TI Inside, os casos cresceram exponencialmente: algo como 400% nos últimos seis meses, segundo a Sencinet, integradora de soluções. Há três anos, esse tipo de ameaça já tinha atingido 1 em cada 4 ISPs, na avaliação da pesquisa “TIC Provedores”, promovida pelo Cetic.br – Centro Regional de Estudos.

Dados da Sencinet mostram que a origem dos ataques atuais está nos Estados Unidos e Alemanha, em ondas que variam de 30 Gb a 40 Gb. Esse volume indica o potencial dos próximos ataques. Até agora as ameaças têm sido endereçadas com recursos de inteligência artificial (IA). Entre os motivos de preocupação está a ameada de grupos de ciberataques contra Israel e seus apoiadores.

Esse grupo teria colocado o Brasil na lista de ataques desde o final de outubro desse ano. Como resultado, alguns provedores do Sul já identificaram a indisponibilidade de seus links em períodos superiores a duas horas. A informação é a da Associação dos Provedores de Internet – InternetSul. O tema também foi destacado pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint).

A entidade nacional emitiu um alerta público em outubro, informando o número elevado de ataques de DDoS no país todo, reforçando que se trata de um quadro nacional, que começou a ser identificado a partir da segunda quinzena daquele mês. Para combater as ameaças, as iniciativas devem envolver o emprego de soluções de IA e Machine Learning que sejam capazes de mitigar o alto volume de ataques. O tempo de inatividade de um ataque de DDoS – cujo custo é de cerca de US$ 6,1 mil/minuto – é uma das principais justificativas para se precaver contra os cibercriminosos.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

ransomware Estratégia

Aumenta o número de vítimas de ransomware

Mais de 70% das organizações globais já foram assediadas por ransomware e tiveram consequências financeiras

politica nacional de ciberseguranca Estratégia

Política Nacional de Cibersegurança entra em vigor no Brasil

Entre os objetivos detalhados do decreto está prevista a regulação, fiscalização e controle para aprimorar a segurança e a resiliência cibernética nacional

computacao em nuvem Estratégia

Computação em nuvem pode gerar economia de US$ 3 trilhões até 2030

Relatório da consultoria McKinsey aponta melhorias que a tecnologia vai agregar

golpes digitais cresceram Estratégia

Golpes digitais cresceram 35% em 2023

Os golpes bancários ainda lideram a lista por segmentos, no Brasil