O Itaú anunciou, no final de agosto, a plataforma Itaú Shop, que foi planejada para ser um grande ecossistema de compras, produtos e serviços, integrada aos canais digitais do banco. Isso permitirá que os pagamentos sejam feitos de forma simples e segura, descomplicando a jornada do cliente. Segundo o banco, o marketplace substituirá o atual programa de fidelidade, Iupp.
Para reduzir a fricção, ou seja, simplificar a experiência dos clientes, o cadastro será integrado à conta do banco. Ou seja, o usuário não precisará fazer um novo login ou senha para comprar no marketplace. Seus cartões já estarão vinculados e aparecem como opção no checkout, com preenchimento automático de dados, e todas as compras, independentemente do valor, poderão ser parceladas em 12 vezes sem juros.
“O Itaú Shop tem como propósito facilitar as jornadas de compra para as pessoas, oferecendo parcerias e condições exclusivas, além de uma experiência mais fluida e integrada aos canais que elas mais utilizam”, disse Carlos Formigari, diretor do Itaú Unibanco, ao Convergência Digital. Segundo ele, isso será viabilizado pela gestão de dados, que identificam as melhores soluções e ofertas para cada cliente – de acordo com o perfil de uso dos cartões Itaú e com sua navegação no app.
Arquitetura em nuvem e analytics fomentam novos negócios
O diretor de Tecnologia do Itaú, Fernando Kontopp, explica que a plataforma já nasceu em nuvem e foi criada com uma arquitetura de dados robusta. “Tecnologia, design e dados compõem o tripé que está transformando a economia e construindo novos ambientes de negócios”, destacou.
O Itaú Shop já está disponível para clientes correntistas do banco, nos apps Itaú, Itaú Personnalité e Itaú Cartões.