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Lições da Ásia para o futuro da tecnologia

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Estudo aponta que haverá mais 900 milhões de usuários de internet na Ásia até 2025, o que demanda investimentos de mais US$ 151 bilhões em TI até esta data



Por Redação em 26/07/2022

Um estudo elaborado pela Deloitte, intitulado Digital Smart: Accelerating Digital Government for Citizens in the Asia-Pacific, estima que até 2025 haverá, em toda a região abrangida pela pesquisa, mais de 900 milhões de usuários de internet. 46% dos cidadãos entrevistados esperam acessar digitalmente mais serviços públicos e 73% afirmam que desde a pandemia os serviços governamentais deveriam ter se tornado mais digitais.

O relatório, como o próprio nome indica, foi elaborado considerando os países da região da Ásia e do Pacífico e as tendências locais: Singapura, Austrália,Indonésia, Índia, Vietnã, Coreia do Sul e Japão.

Na região, três em cada quatro pessoas acreditam que os governos precisam investir mais em tecnologia para estarem preparados para o futuro digital. A perspectiva é de que sejam necessários investimentos de US$ 151 bilhões em TI, até 2025.

“A oportunidade digital é enorme e não pode ser ignorada. Segundo o Banco Mundial, um aumento de 10 pontos percentuais na penetração de banda larga fixa pode aumentar o crescimento do PIB em 1,2% nas economias desenvolvidas e 1,4% nas em desenvolvimento. Nos sete mercados abrangidos no estudo, cerca de 55% dos cidadãos já estão online. Espera-se que esse índice continue crescendo nos próximos três anos, à medida que a conscientização digital cresce, a infraestrutura melhora e as tecnologias se tornam mais acessíveis”, destaca o material. 

Países precisam acelerar a inclusão digital

As lições apontadas pelo documento são válidas para todos os países, que precisam impulsionar a inclusão digital e melhorar a qualidade dos serviços digitais oferecidos aos cidadãos. Acompanhe algumas das conclusões. 

1. Cidadão no centro da experiência

É necessário melhorar a experiência da população com os serviços e promover a desburocratização dos governos.

2. Inclusão digital

Todos os cidadãos precisam ter acesso aos serviços.

3. Integração

A integração dos serviços é uma estratégia para promover melhor experiência dos cidadãos.

4. Interatividade

É outra estratégia para promover a inclusão, especialmente entre os cidadãos com menor habilidade digital ou junto àqueles que desejam um contato humanizado diante de determinadas situações.

5. Capacitação

Os profissionais do setor público precisam desenvolver habilidades para atenderem à demanda dos serviços digitais. Também será importante viabilizar estratégias de nuvem para permitir que as equipes tenham agilidade, escalabilidade e rapidez na prestação de serviços aos cidadãos.


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