Mobilidade como serviço cresce 357% até 2027

< 1 minuto de leitura

Conhecido como MaaS, mercado será impulsionado por custo e conveniência, segundo Juniper Research



Por Redação em 21/09/2023

O aumento de investimentos na mobilidade como serviço (MaaS), pautado pela redução de custos e pela conveniência desse tipo de solução, deve levar o segmento a crescer 357% até 2027. Globalmente, trata-se de um mercado de US$ 92 bilhões daqui a quatro anos, superando de longe a movimentação de US$ 20 bilhões que o MaaS representou em 2022, puxado pela demanda de soluções urbanas, inclusive a de cidades inteligentes.

Os principais interessados nesse mercado são os gestores urbanos de trânsito, uma vez que as plataformas MaaS fornecem soluções de transporte urbano ao consumidor, incluindo ônibus, metrô e carona, todas integradas em uma única plataforma. Com essa integração, permite-se que os usuários organizem uma jornada multimodal inteligente, aliviando os congestionamentos e reduzindo a poluição dos veículos privados.

65% da receita global de MaaS virá de assinaturas

Os dados são da Juniper Research, que tem acompanhado o tema e emitindo relatórios sobre a MaaS. O mais recente prevê que – até 2027 – 65% da receita global de MaaS será gerada por meio de assinaturas – por uma taxa mensal fixa. Com essa opção, os utilizadores terão acesso a uma variedade de serviços de transporte, proporcionando uma proposta de trânsito mais econômica e conveniente. Contudo, o relatório prevê que a utilização do modelo de tarifação atual continuará a ser crucial para promover a confiança dos consumidores.

Segundo Cara Malonte, autora da pesquisa atual da Juniper Reserch, a capacidade de pagar por uma única viagem numa aplicação, apesar de aproveitar vários modos de transporte, criará economia substancial de custos para os utilizadores, em comparação com serviços de transporte individuais. “As plataformas MaaS devem promover essas economias para afastar os usuários dos serviços de transporte estabelecidos e atraí-los para planos de assinatura de serviços MaaS”, avalia a especialista.



Matérias relacionadas

ia Estratégia

IA assertiva incrementa ofertas a clientes corporativos

Mais do que personalizar, as empresas agora querem antecipar tendências para realizar ofertas cada vez mais atrativas, principalmente no universo B2B

bot Estratégia

Banking of Things: regulação e segurança definem futuro das transações invisíveis

Serviços financeiros embutidos em dispositivos do dia a dia transformam experiência de uso, mas projetos dependem de definições tributárias

financeiro Estratégia

Futuro do setor financeiro envolve autonomia

Estudo da Febraban destaca quatro tecnologias emergentes que devem nortear o setor financeiro — incluindo agentes de IA e computação quântica.

Estratégia

Todos serão chefes de agentes de IA

Especialistas apontam critérios para projetos bem-sucedidos e destacam tendências de interação entre agentes de IA com humanos e entre si

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais