“Meio Digital”: episódio 8 – Chatbot: o que é? Quem criou? Como funciona?

2 minutos de leitura

Sabe qual foi o primeiro chatbot do mundo? Confira mais no episódio 8 da coluna Meio Digital, com o jornalista Pedro Doria.



Por Redação em 29/04/2021

Você pode até ter conversado com um chatbot recentemente durante algum atendimento, mas sabia que a tecnologia já está entre nós (ou quase) desde 1966?

E o primeiro software de processamento de linguagem natural (PLN) da história tem um nome: Eliza. Ela foi criada pelo cientista Joseph Weizenbaum em um laboratório de Inteligência Artificial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

O programa simulava uma psicanalista e, pasmem, muita gente gostou da experiência de abrir o coração para ela.

Hoje, talvez a conversa com Eliza pode até ser vista um tanto quanto rudimentar, mas já temos no mercado inúmeros chatbots que as pessoas amam trocar experiências.

Quer saber mais como essa tecnologia tem entrado na vida de muitos brasileiros? Confira a nova coluna Meio Digital, em parceria com a Embratel, e saiba mais dessa história!

Não deixe de conferir esses conteúdos no Mundo + Tech também:

Meio Digital

“Meio Digital” é uma parceria da Embratel com o canal Meio. Na coluna em vídeo, o jornalista Pedro Doria, veterano na cobertura dos principais acontecimentos no setor de TI, debate as principais notícias e tendências de tecnologia e inovação.

Confira a seguir todos os episódios da coluna



Matérias relacionadas

Inovação

6G somente em 2030

Sexta geração de telefonia trará ainda mais velocidade e estabilidade; porém, a previsão é de que esteja disponível apenas em 2030

Inovação

Edge computing habilita o próximo nível do mercado de games

Experiência do setor de games pode ser ampliada com edge computing e processamento de dados em nuvem, mostram especialistas

edge computing no Brasil Inovação

Internet das coisas impulsiona o edge computing no Brasil

Pesquisa mostra que a IoT é o principal motivador para que as empresas de telecom invistam em edge computing no Brasil

scott galloway Inovação

Metaverso será mais audível e menos visual, diz Scott Galloway

Para o professor da New York University, Scott Galloway, o metaverso terá, como interface dominante, os aplicativos de voz