“Meio Digital”: episódio 8 – Chatbot: o que é? Quem criou? Como funciona?

2 minutos de leitura

Sabe qual foi o primeiro chatbot do mundo? Confira mais no episódio 8 da coluna Meio Digital, com o jornalista Pedro Doria.



Por Redação em 29/04/2021

Você pode até ter conversado com um chatbot recentemente durante algum atendimento, mas sabia que a tecnologia já está entre nós (ou quase) desde 1966?

E o primeiro software de processamento de linguagem natural (PLN) da história tem um nome: Eliza. Ela foi criada pelo cientista Joseph Weizenbaum em um laboratório de Inteligência Artificial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

O programa simulava uma psicanalista e, pasmem, muita gente gostou da experiência de abrir o coração para ela.

Hoje, talvez a conversa com Eliza pode até ser vista um tanto quanto rudimentar, mas já temos no mercado inúmeros chatbots que as pessoas amam trocar experiências.

Quer saber mais como essa tecnologia tem entrado na vida de muitos brasileiros? Confira a nova coluna Meio Digital, em parceria com a Embratel, e saiba mais dessa história!

Não deixe de conferir esses conteúdos no Mundo + Tech também:

Meio Digital

“Meio Digital” é uma parceria da Embratel com o canal Meio. Na coluna em vídeo, o jornalista Pedro Doria, veterano na cobertura dos principais acontecimentos no setor de TI, debate as principais notícias e tendências de tecnologia e inovação.

Confira a seguir todos os episódios da coluna



Matérias relacionadas

drex liquidez Inovação

Drex: mais liquidez com uso de ativos

Clarissa de Souza, a responsável pela arquitetura que suportará a nova moeda digital, explica a sua funcionalidade e segurança

inclusao mulheres Inovação

Inclusão das mulheres na liderança também chega ao setor financeiro

Para Marisa Reghini, características femininas como colaboração e visão holística têm muito a contribuir para a evolução do setor como um todo

tendencias digitais Inovação

Sete tendências digitais para a década, segundo Sandy Carter

Executiva da Unstoppable Domains é especialista em web 3.0 e apontou caminhos na recente SXSW

bancos preparacao quantica Inovação

Bancos, indústrias e pesquisadores trabalham na preparação quântica

Tecnologia ainda depende de respostas da ciência básica, mas empresas já buscam antecipar as oportunidades e desafios com computação e comunicação baseadas nas propriedades de partículas elementares