“Meio Digital”: episódio 8 – Chatbot: o que é? Quem criou? Como funciona?

2 minutos de leitura

Sabe qual foi o primeiro chatbot do mundo? Confira mais no episódio 8 da coluna Meio Digital, com o jornalista Pedro Doria.



Por Redação em 29/04/2021

Você pode até ter conversado com um chatbot recentemente durante algum atendimento, mas sabia que a tecnologia já está entre nós (ou quase) desde 1966?

E o primeiro software de processamento de linguagem natural (PLN) da história tem um nome: Eliza. Ela foi criada pelo cientista Joseph Weizenbaum em um laboratório de Inteligência Artificial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

O programa simulava uma psicanalista e, pasmem, muita gente gostou da experiência de abrir o coração para ela.

Hoje, talvez a conversa com Eliza pode até ser vista um tanto quanto rudimentar, mas já temos no mercado inúmeros chatbots que as pessoas amam trocar experiências.

Quer saber mais como essa tecnologia tem entrado na vida de muitos brasileiros? Confira a nova coluna Meio Digital, em parceria com a Embratel, e saiba mais dessa história!

Não deixe de conferir esses conteúdos no Mundo + Tech também:

Meio Digital

“Meio Digital” é uma parceria da Embratel com o canal Meio. Na coluna em vídeo, o jornalista Pedro Doria, veterano na cobertura dos principais acontecimentos no setor de TI, debate as principais notícias e tendências de tecnologia e inovação.

Confira a seguir todos os episódios da coluna



Matérias relacionadas

cidades inteligentes Inovação

Tecnologia habilita cidades inteligentes

A tecnologia permite que os municípios entendam as demandas dos cidadãos, invistam em segurança pública, melhorem o trânsito, entre outros quesitos das cidades inteligentes

usina de Ouro Branco Inovação

Parceria com Embratel habilita indústria 4.0 na Gerdau

Com tecnologia da Embratel, a Gerdau vai implantar uma rede privativa dedicada 5G e LTE 4G em uma de suas fábricas, viabilizando os conceitos da indústria 4.0

Inovação

Desenvolvimento de IA dá lugar a BPO em planejamento de CFOs, aponta Gartner

Departamentos financeiros vão investir em outsourcing para implementar inteligência artificial em seus negócios em busca de mais sucesso nos projetos

Inovação

Metaverso exigirá mais cuidado com proteção de dados

O uso de um óculos de realidade aumentada por cerca de 20 minutos pode levar à captação de 20 milhões de dados de reações, biometria e comportamento