“Meio Digital”: episódio 8 – Chatbot: o que é? Quem criou? Como funciona?

Sabe qual foi o primeiro chatbot do mundo? Confira mais no episódio 8 da coluna Meio Digital, com o jornalista Pedro Doria.



Por Redação em 29/04/2021

Você pode até ter conversado com um chatbot recentemente durante algum atendimento, mas sabia que a tecnologia já está entre nós (ou quase) desde 1966?

E o primeiro software de processamento de linguagem natural (PLN) da história tem um nome: Eliza. Ela foi criada pelo cientista Joseph Weizenbaum em um laboratório de Inteligência Artificial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

O programa simulava uma psicanalista e, pasmem, muita gente gostou da experiência de abrir o coração para ela.

Hoje, talvez a conversa com Eliza pode até ser vista um tanto quanto rudimentar, mas já temos no mercado inúmeros chatbots que as pessoas amam trocar experiências.

Quer saber mais como essa tecnologia tem entrado na vida de muitos brasileiros? Confira a nova coluna Meio Digital, em parceria com a Embratel, e saiba mais dessa história!

Não deixe de conferir esses conteúdos no Mundo + Tech também:

Meio Digital

“Meio Digital” é uma parceria da Embratel com o canal Meio. Na coluna em vídeo, o jornalista Pedro Doria, veterano na cobertura dos principais acontecimentos no setor de TI, debate as principais notícias e tendências de tecnologia e inovação.

Confira a seguir todos os episódios da coluna



Matérias relacionadas

tecnologia na saude Inovação

Tecnologia contribui para aumentar a qualidade de vida

O emprego de tecnologias Health IT avançadas fazem toda a diferença na eficiência e gestão de recursos, no apoio aos profissionais, na promoção e na qualidade de vida

IoT combate alagamentos Inovação

IoT combate alagamentos em Marselha, na França

Em Marselha, na França, sensores inteligentes baseados em internet das coisas (IoT) detectam bueiros entupidos, o que ajuda a evitar enchentes

trabalho remoto híbrido Inovação

Mudança de cultura no mercado de trabalho: fique por dentro das transformações

O modelo de trabalho remoto já é realidade para muitos profissionais e empreendedores; tecnologia viabiliza novas soluções e proporciona diferentes oportunidades

realidade virtual Inovação

Pandemia ampliou aplicações de realidade virtual

As mudanças na rotina, no mercado e na economia, devido à pandemia de Covid-19, aceleraram a digitalização e estão impulsionando a realidade virtual em diversos ambientes