“Meio Digital”: episódio 8 – Chatbot: o que é? Quem criou? Como funciona?

2 minutos de leitura

Sabe qual foi o primeiro chatbot do mundo? Confira mais no episódio 8 da coluna Meio Digital, com o jornalista Pedro Doria.



Por Redação em 29/04/2021

Você pode até ter conversado com um chatbot recentemente durante algum atendimento, mas sabia que a tecnologia já está entre nós (ou quase) desde 1966?

E o primeiro software de processamento de linguagem natural (PLN) da história tem um nome: Eliza. Ela foi criada pelo cientista Joseph Weizenbaum em um laboratório de Inteligência Artificial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

O programa simulava uma psicanalista e, pasmem, muita gente gostou da experiência de abrir o coração para ela.

Hoje, talvez a conversa com Eliza pode até ser vista um tanto quanto rudimentar, mas já temos no mercado inúmeros chatbots que as pessoas amam trocar experiências.

Quer saber mais como essa tecnologia tem entrado na vida de muitos brasileiros? Confira a nova coluna Meio Digital, em parceria com a Embratel, e saiba mais dessa história!

Não deixe de conferir esses conteúdos no Mundo + Tech também:

Meio Digital

“Meio Digital” é uma parceria da Embratel com o canal Meio. Na coluna em vídeo, o jornalista Pedro Doria, veterano na cobertura dos principais acontecimentos no setor de TI, debate as principais notícias e tendências de tecnologia e inovação.

Confira a seguir todos os episódios da coluna



Matérias relacionadas

tendencias de iot Inovação

Conheça 7 tendências de IoT para os próximos anos

A transformação digital segue em ritmo acelerado; no pós-pandemia, a tecnologia IoT é um diferencial competitivo para alavancar novos modelos de negócios

padroes eticos ia Inovação

Setor público precisa definir padrões técnicos e éticos para IA

Especialistas defendem mais sinergia e reaproveitamento de recursos

tecnologias emergentes em saude Inovação

Tecnologias emergentes em saúde vão além das atividades médicas

Conectividade avançada, IA e robótica endereçam otimizações em gestão, interação com pacientes e na operação, além da parte clínica. Mas, estratégias têm que ser mais objetivas e ágeis, dizem especialistas

ia 5g futurecom Inovação

Embratel apresenta soluções inovadoras com IA e 5G no Futurecom 2024

Empresa demonstrou aplicações práticas de tecnologias que habilitam a transformação digital