O uso de bots inteligentes para o gerenciamento de dados deve aumentar até 60% nos próximos dois anos em todo o mundo. Segundo relatório da Marketsand Markets, esse mercado apresenta um crescimento contínuo desde 2020, com projeção de aumento anual de 30% até 2024.
Além de otimizar a pesquisa por informações em bancos de dados, os bots são capazes de gerenciar dados para empresas, em um ecossistema desenvolvido através da inteligência artificial (IA). Com isso, eles podem aprender comandos a partir das informações inseridas no banco de dados, agilizando o seu processamento.
Esse gerenciamento permite ainda a produção de informações estratégicas que podem ser usadas por empresas na tomada de decisão, de acordo com entrevista de Andrea Mannarino, diretora de Operações de Soluções Digitais da Embratel, para o Valor.
“O bot pode, e deve, ir além do atendimento rotineiro. A Embratel atua dessa forma junto a seus clientes: levando as corporações ao próximo nível no uso dos bots, com a capacidade de fornecer informações estratégicas que ajudem na tomada de decisão”, disse ela.
Bots inteligentes para empresas
Bots inteligentes estão entre as soluções digitais oferecidas pela Embratel. Eles permitem que a empresa crie sistemas para o gerenciamento de informações usando inteligência artificial para identificar padrões de comportamento na produção de dados.
Andrea explicou ao Valor que a curadoria das informações gerenciadas por bots inteligentes faz parte do processo de implantação da tecnologia. Essa atividade é desenvolvida por uma equipe especializada da Embratel, que otimiza o bot de acordo com a necessidade de cada cliente.
“A IA identifica padrões e aprende com as informações que recebe, mas esse processo precisa ser direcionado, para que a tecnologia entregue o melhor desempenho, caso a caso, e não fique obsoleta. No processo de curadoria, a equipe especializada da Embratel atua em conjunto com os colaboradores da empresa, que já estão na linha de frente do atendimento”, detalhou.
Mercado em crescimento
O mercado de bots inteligentes crescerá 90% entre 2022 e 2024, segundo a Marketsand Markets. Atualmente, um a cada quatro profissionais utilizam bots para gerenciar informações sensíveis no mercado, de acordo com a consultoria Gartner.
O Brasil segue o crescimento do mercado de bots inteligentes global. Entre 2020 e 2021, as operações com bots inteligentes no país cresceram de 101 mil para 216 mil. O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2021 mostra que, em média, cada chatbot é usado em 5,5 mil conversas mensalmente, com uma troca de 58 mil mensagens no período. Até 2026, chatbots podem atingir 9,5 bilhões de acessos, diz estudo da Juniper Research.