mineracao 4.0

Mineração 4.0 precisa abraçar a Segurança 4.0, afirma Deloitte

2 minutos de leitura

Consultoria aponta quatro tipos de segurança fundamentais para o setor de mineração



Por Redação em 18/07/2023

A segurança é um aspecto fundamental da mineração e não haverá Indústria 4.0 nesse setor sem uma abordagem desse tema. Essa é a avaliação de um estudo da consultoria Deloitte, que estabelece quatro tipos de segurança fundamentais para o setor.

O primeiro deles é conhecido e básico – segurança física. Com a abordagem holística e inclusiva para o assunto, três outros tipos devem fazer parte da lista: as seguranças psicológica, cultural e cibernética.

“Toda organização de mineração que visa não apenas um ambiente seguro, mas também um futuro sustentável, seguro e resiliente deve considerar essas dimensões cruciais”, descreve o relatório da Deloitte. 

Tecnologia é solução para segurança física

No caso da segurança física, um pilar tradicional na mineração, o destaque é sua evolução significativa devido aos avanços tecnológicos. Da tecnologia de dispositivos vestíveis ao monitoramento em tempo real, há um conjunto de ferramentas para aumentar a segurança dos ambientes de mineração. Na era da Segurança 4.0, essa primeira camada  continua sendo um imperativo, na avaliação da consultoria.

Já a segurança psicológica ainda é um aspecto pouco explorado. De acordo com a Deloitte, o conceito se refere a um ambiente de trabalho onde os funcionários se sintam seguros para expressar suas ideias sem medo de represálias. As organizações que promovem a segurança psicológica desfrutam de maiores níveis de inovação e engajamento, incentivando conversas abertas, alimentando a confiança e reconhecendo o valor da contribuição de cada funcionário. 

A segurança cultural envolve o reconhecimento da diversidade de culturas dentro da força de trabalho e da comunidade em geral. Incentiva as organizações a respeitarem as diferenças culturais, levando a um melhor relacionamento entre as mineradoras e as comunidades locais. É uma questão importante, considerando que o setor é transnacional e geralmente opera próximo a comunidades pequenas e isoladas. 

mineracao 4.0

Não menos importante, a segurança cibernética fecha o escopo do conceito de Segurança 4.0 para mineração. Segundo a Deloitte, com a dependência crescente de sistemas e tecnologias automatizadas, as operações de mineração tornaram-se alvos de ameaças cibernéticas. A segurança cibernética visa garantir a integridade dos dados de uma empresa e proteger informações confidenciais. 

A consultoria explica, ainda, que não basta ter políticas de segurança, é fundamental criar um ambiente no qual todos se sintam seguros. Ou seja, a evolução da segurança não se restringe à prevenção de incidentes, mas deve estar focada na liberação do potencial e construção de um futuro mais forte e resiliente.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

tecnologia no campo Inteligência Artificial Meio ambiente Agricultura de precisão Estratégia

Tecnologia no campo é ciclo virtuoso para produtores

Entenda como o Brasil avança no uso de tecnologias digitais no agronegócio

gen ai preocupa Estratégia

Ascensão de GenAI preocupa líderes de compliance e privacidade

Segundo o Gartner, 70% dos líderes jurídicos, de compliance e de privacidade demonstram preocupação com a rápida ascensão de GenAI

tendencias para 2024 Estratégia

Transformação digital: confira 6 tendências para 2024

Os gastos globais com tecnologia ultrapassaram os US$ 4,5 trilhões em 2023, segundo o Gartner

ransomware Estratégia

Aumenta o número de vítimas de ransomware

Mais de 70% das organizações globais já foram assediadas por ransomware e tiveram consequências financeiras