mineracao 4.0

Mineração 4.0 precisa abraçar a Segurança 4.0, afirma Deloitte

2 minutos de leitura

Consultoria aponta quatro tipos de segurança fundamentais para o setor de mineração



Por Redação em 18/07/2023

A segurança é um aspecto fundamental da mineração e não haverá Indústria 4.0 nesse setor sem uma abordagem desse tema. Essa é a avaliação de um estudo da consultoria Deloitte, que estabelece quatro tipos de segurança fundamentais para o setor.

O primeiro deles é conhecido e básico – segurança física. Com a abordagem holística e inclusiva para o assunto, três outros tipos devem fazer parte da lista: as seguranças psicológica, cultural e cibernética.

“Toda organização de mineração que visa não apenas um ambiente seguro, mas também um futuro sustentável, seguro e resiliente deve considerar essas dimensões cruciais”, descreve o relatório da Deloitte. 

Tecnologia é solução para segurança física

No caso da segurança física, um pilar tradicional na mineração, o destaque é sua evolução significativa devido aos avanços tecnológicos. Da tecnologia de dispositivos vestíveis ao monitoramento em tempo real, há um conjunto de ferramentas para aumentar a segurança dos ambientes de mineração. Na era da Segurança 4.0, essa primeira camada  continua sendo um imperativo, na avaliação da consultoria.

Já a segurança psicológica ainda é um aspecto pouco explorado. De acordo com a Deloitte, o conceito se refere a um ambiente de trabalho onde os funcionários se sintam seguros para expressar suas ideias sem medo de represálias. As organizações que promovem a segurança psicológica desfrutam de maiores níveis de inovação e engajamento, incentivando conversas abertas, alimentando a confiança e reconhecendo o valor da contribuição de cada funcionário. 

A segurança cultural envolve o reconhecimento da diversidade de culturas dentro da força de trabalho e da comunidade em geral. Incentiva as organizações a respeitarem as diferenças culturais, levando a um melhor relacionamento entre as mineradoras e as comunidades locais. É uma questão importante, considerando que o setor é transnacional e geralmente opera próximo a comunidades pequenas e isoladas. 

mineracao 4.0

Não menos importante, a segurança cibernética fecha o escopo do conceito de Segurança 4.0 para mineração. Segundo a Deloitte, com a dependência crescente de sistemas e tecnologias automatizadas, as operações de mineração tornaram-se alvos de ameaças cibernéticas. A segurança cibernética visa garantir a integridade dos dados de uma empresa e proteger informações confidenciais. 

A consultoria explica, ainda, que não basta ter políticas de segurança, é fundamental criar um ambiente no qual todos se sintam seguros. Ou seja, a evolução da segurança não se restringe à prevenção de incidentes, mas deve estar focada na liberação do potencial e construção de um futuro mais forte e resiliente.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

carlos eduardo gabriel Estratégia

Citi avança no uso de inteligência artificial

Com Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CoE), o banco conduz estratégia para aprimorar práticas e adoção da tecnologia, explica especialista de dados da instituição

relatorios esg Estratégia

Relatórios ESG obrigatórios ganham protagonismo

Empresas de capital aberto vão precisar se adaptar à regulação, que começa em 2026

regulamentação ia Estratégia

UE aprova regulamentação do uso da IA

A União Europeia é pioneira com o projeto de lei original, apresentado pela primeira vez em abril de 2021

ciberataques na nuvem Estratégia

Ciberataques na nuvem se tornam mais frequentes e perigosos

Relatório da CrowdStrike revela que esse tipo de ataque cresceu em 75% dos casos em 2023