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O que são Adtechs e como o Brasil está na dianteira desse mercado

3 minutos de leitura

O país encabeça o segmento entre os países da América Latina, Oriente Médio e África (LAMEA)



Por Redação em 05/03/2024

O relatório publicado pela plataforma ReportLinker apontou que o mercado brasileiro de Adtech deve manter a liderança entre os países da América Latina, Oriente Médio e África (LAMEA) até 2028. A previsão é que, mundialmente, as Adtechs alcancem 40 bilhões de dólares de valor de mercado até lá. Intitulada “Evolução AdTech da LAMEA: Estudo e Projeção Abrangentes, 2022-2028″, a pesquisa analisa o mercado de tecnologia em publicidade para fornecer tendências do setor por tipo de publicidade, por solução, por plataforma e por país.

Além do destaque brasileiro, o estudo indicou uma taxa de crescimento anual composto (CAGR) de Adtechs de 18,3% nesse grupo de países e regiões entre 2022 e 2028.

O que são Adtechs?

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Resultado da junção advertising + technology, as Adtechs são empresas que usam tecnologias para gerir serviços publicitários, prioritariamente na publicidade digital. 

Conforme define uma publicação da Amazon Ads, essas empresas têm como foco “alcançar consumidores por meio de canais pagos, usando sofisticados insights de público-alvo e a tecnologia da publicidade”. Em outras palavras, a captação de potenciais clientes é uma das entregas das Adtechs, que ainda envolvem uma série de outras propostas, como listadas a seguir.

1. Melhor gestão de recursos 

A partir de insights internos e de terceiros, a Adtech ajuda os anunciantes a terem uma taxa de assertividade maior na divulgação da campanha. A escolha do público, da plataforma e do momento é levada em consideração para levar o conteúdo àqueles interessados. Assim, proporciona uma gestão de gastos em anúncios mais consciente e, consequentemente, mais rentável para a empresa.

2. Eficiência operacional

Uma Adtech engloba ferramentas e softwares que, entre outras utilidades, permitem que se planeje uma campanha digital, a conduza e analise as suas métricas. Os anunciantes, portanto, conseguem visualizar, de maneira ampla, o desempenho dos anúncios disparados e onde estão alocados. Isso confere ao processo maior agilidade, produtividade e planejamento, aumentando a eficiência operacional.

3. Insights

Os insights auxiliam a sofisticar a atuação das agências e dos anunciantes ao fornecerem dados sobre a jornada de compra de um cliente. As estratégias são montadas ou adaptadas através deles.

Tendências para as Adtechs

O CEO do grupo Mitgo, Alexander Bachmann, acredita que o momento de crescimento das Adtechs deve ser acompanhado pelos profissionais da área através da atualização e capacitação para que se destaque no mercado. Nesse sentido, o executivo elencou algumas tendências ao portal TI Inside:

Publicidade em linha com o comércio

A publicidade continuará a se alinhar estrategicamente ao comércio, o que proporciona uma mensuração mais precisa do impacto dos anúncios, até mesmo em estabelecimentos físicos.

Influência da IA

A inteligência artificial (IA) vai marcar o futuro da publicidade ao habilitar os anunciantes a identificar os públicos-alvo, produzir anúncios criativos e gerir campanhas de forma automatizada.

Dados primários ganham mais relevância

A redução do uso de dados de terceiros exigirá dos anunciantes esforços inovadores para atingir o público-alvo, além do foco em dados fornecidos diretamente pelos usuários (dados primários).

Fontes de dados alternativas

Os fabricantes de dispositivos como Samsung e Apple assumem o papel de fonte confiável de dados ao oferecer aos anunciantes acesso a informações dos usuários. Com essas informações, o anunciante é capaz de personalizar o conteúdo de acordo com o público.

Campanha integrada e experiência contínua

Os avanços tecnológicos permitem uma abordagem fluida de integração de anúncios e uma experiência de marketing contínua, mesmo que em canais e momentos do dia diferentes.

Mudanças na avaliação de publicidade e transparência 

A avaliação por clique pelo Google procura aumentar a transparência nos acordos de compartilhamento de receitas e, consequentemente, no ecossistema publicitário como um todo.

Automação

A automação vai continuar a ganhar destaque na compra de anúncios mesmo que  apresente desafios relativos ao controle da colocação dos anúncios. Em contrapartida, o anunciante vai ter um processo mais simplificado e otimizado.


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