oportunidades do 5G

Tecnologia no próximo nível discute oportunidades do 5G

2 minutos de leitura

No quinto episódio da série “A tecnologia no próximo nível”, especialistas debatem as oportunidades do novo padrão de conectividade



Por Redação em 25/01/2022

Parceria Editorial

O 5G deverá trazer várias oportunidades para empresas dos mais diversos segmentos — e não apenas no caso das provedoras de tecnologia. A alta velocidade de conexão aliada à baixa latência permitirá a transmissão de informações de modo muito mais rápido. Com essa tecnologia, várias inovações se tornam viáveis, como veículos autônomos e conectados, eletrodomésticos inteligentes e cirurgias remotas, entre outras. 

O tema foi alvo de debates no quinto episódio da série “A tecnologia no próximo nível – a transformação pelo 5G”, uma iniciativa da Embratel com o Estúdio Folha. Durante o encontro, os participantes destacaram o grande potencial de negócios a serem gerados pelo novo padrão de conectividade. Por exemplo, a capacidade de conectar 1 milhão de dispositivos por quilômetro quadrado irá viabilizar a disseminação da Internet das Coisas (IoT), com grande impacto em diferentes negócios.

5G é habilitador de outras tecnologias

De acordo com Marcello Miguel, diretor executivo de marketing e negócios da Embratel, o 5G deverá habilitar tecnologias fundamentais para o desenvolvimento de negócios, como IoT, Inteligência Artificial, Machine Learning e Realidade Aumentada, que consomem grande quantidade de processamento computacional e demandam baixa latência de dados.

5g

“Para o consumidor final, os benefícios serão a velocidade e a possibilidade de mais pessoas conectadas. Para empresas, o 5G será alavancador de transformações digitais que devem resultar em competitividade e eficiência operacional”, disse ele. A melhor conectividade representará um crescimento de 3,2% no Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

“Mais de 70% da produção de cana de açúcar é colhida por máquinas interligadas por IoT. O agricultor não produz só milho, mas sim milho e dados atrelados”, exemplificou Fernando Martins, ex-CEO da Intel Brasil, conselheiro e operating partner de fundos de investimento, para ilustrar o potencial de aplicações do 5G nos mais diversos ramos negócios. 

Até 2030, de acordo com a consultoria Bain & Company, o 5G representará 81% de todas as conexões móveis no país. Segundo levantamento da empresa, esse mercado representará R$ 13 bilhões em 2023 e R$ 74 bilhões até o final da década. 

Novas soluções

A previsão é de que o 5G comece a chegar nas capitais do país em julho de 2022, mas a tecnologia já está sendo testada por algumas indústrias, como a Gerdau, que participou da discussão, representada por Gustavo França, diretor global de TI e digital da organização. “O 5G é mais que uma conexão, pois viabiliza o conceito de smart factory, conectando diversos elementos que fazem parte das rotinas de fábrica, como pessoas, equipamentos e veículos”, disse.

Atenta aos desafios da conectividade, a “Embratel se posiciona como um grande digital service enabler, para habilitar todas essas soluções dentro da tecnologia maior, que é o 5G, inclusive não só na parte da conectividade e cobertura, mas também de soluções que vêm de nuvem, edge computing, inteligência artificial, machine learning e IoT mais efetivo”, disse Miguel.



Matérias relacionadas

multicloud hibrida Conectividade

Empresas melhoram resultados com uso de multicloud híbrida

Explorar os diferenciais de funcionalidades e custos dos provedores implica novas abordagens de gerenciamento e tomada de decisão

satelite da embratel Conectividade

Cindactas da Força Aérea vão usar comunicação satelital da Embratel

Comando da Aeronáutica contrata serviços na Banda C, com satélite Star One C3

baixa conectividade significativa Conectividade

Brasil tem maioria da população com baixa conectividade significativa

Levantamento do Cetic.br/NIC.br apontou que os brasileiros tem deficiências no acesso, no uso e na apropriação da rede

jornada digital Conectividade

Conectividade continua crucial para jornada digital dos bancos

Especialistas do mercado financeiro mostram como a hiperconectividade habilita mercados e negócios