fintechs febraban tech 2024

Parceria entre fintechs e bancos fortalece setor financeiro 

2 minutos de leitura

Evento que acontece entre 25 e 27 de junho, em São Paulo, traz uma trilha temática sobre as oportunidades conjuntas entre esses dois tipos de empresas



Por Redação em 10/06/2024

Para os organizadores da Febraban Tech 2024, a colaboração entre fintechs e bancos fortalece o sistema financeiro, gerando inovações acessíveis para a população. A sinergia entre as duas áreas também amplia serviços, promove eficiência e cria soluções financeiras mais inclusivas, contribuindo para um ecossistema robusto. 

Esse é o resumo da trilha especial sobre a parceria, que pode ser acompanhada no evento entre 25 a 27 de junho, em São Paulo. Para facilitar, o Próximo Nível listou um roteiro rápido de acesso ao conteúdo específico, mas é também possível personalizar a visitação, a partir da agenda da feira.

Roteiro sobre fintechs na Febraban Tech 2024

fintechs febraban tech 2024

No primeiro dia (25), os interessados no tema podem assistir à palestra Parceria fintechs e bancos fortalece setor e promove inclusão. O mesmo ponto de vista deve ser partilhado pela PwC, com o painel Desafios e oportunidades da parceria entre bancos e fintechs, onde a ideia é mostrar como pode ser feita a criação de soluções personalizadas e quais são os desafios e oportunidades que surgem nessa colaboração, com destaque para a importância da regulamentação adequada e da construção de relacionamentos sólidos entre as partes envolvidas

Uma agenda mais específica da parceria entre bancos e fintechs é a de pagamentos, alvo da palestra Colaboração entre fintechs e bancos inova no mercado de pagamentos, também no dia 25. 

O nicho de seguros ganha espaço, igualmente, no dia 26, com três especialistas que fazem parte do painel Serviços inovadores, contextuais e flexíveis no mundo dos seguros. O encontro discute novas tecnologias inseridas pelas seguradoras e o atendimento à regulação. 

Sobre o mercado das fintechs, é interessante destacar que o número de clientes pessoa física aumentou 77% em 2023, chegando a 251 milhões. Os dados são da Zetta, associação que congrega várias dessas empresas. 

No estudo divulgado recentemente pelo jornal Valor, a entidade mostra que há ainda 7 milhões de clientes pessoa jurídica (incluindo microempreendedores individuais) nas fintechs. O levantamento aponta ainda que 91% delas atuam com soluções de meios de pagamento. 

Dois terços das fintechs também operam com empréstimos e conta transacional. Outro dado importante é que as empresas dessa área empregam 17,3 mil pessoas e somam 64 iniciativas para a segurança da informação e prevenção de fraudes.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

Estratégia

Drex ganha protagonismo na Febraban Tech 

Moeda digital brasileira pode entrar em circulação até o final de 2024 e é tema de várias palestras no evento

ia seguranca Estratégia

IA versus hackers: entenda como a tecnologia pode ser aliada

Uso da IA no combate a hackers é uma tendência, inclusive combinada com ML

vp comissao europeia Estratégia

VP da Comissão Europeia defende a regulação de IA

Margrethe Vestager também falou da descentralização do processamento de IA, para reduzir consumo de energia

falta de experiencia em ciberseguranca Estratégia

Falta de experiência ainda é um desafio em cibersegurança

Estima-se que as empresas precisem de seis a nove meses para completar seus quadros de vagas em cibersegurança