febraban tech 2024

Febraban Tech 2024 trará ética em IA no topo das discussões

7 minutos de leitura

Evento voltado para o setor financeiro terá programação intensa, com grandes nomes discutindo o cenário nacional e internacional



Por Redação em 29/05/2024

A responsabilidade sobre a nova economia da inteligência artificial (IA) será o tema principal do Febraban Tech 2024, um dos mais relevantes eventos de tecnologia e inovação para o setor financeiro no Brasil. A 34ª edição do encontro, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de junho de 2024, terá como palco o Transamérica Expo Center, em São Paulo. 

A nova jornada financeira com o uso da IA ​​traz inúmeras discussões para o setor. De acordo com a organização, o tema foi escolhido devido à preocupação iminente dos bancos sobre os impactos da IA ​​na economia atual, principalmente no setor financeiro. A utilização da IA ​​de forma ética e responsável também é uma preocupação do setor, que vê o uso de novos recursos e os avanços da inteligência artificial de forma cada vez mais rápida. 

Como de praxe, o Febraban Tech 2024 terá uma programação intensa, contando com a presença de lideranças dos setores financeiro, de tecnologia, de sustentabilidade, do agro e também de inovação. A proposta do evento é, além de reunir grandes nomes sobre o tema, proporcionar ao público debates sobre as questões atuais que envolvem o novo momento da economia digital. 

Tecnologia e segurança do cliente

febraban tech 2024

Garantir a segurança no ambiente digital é um dos maiores desafios do setor financeiro global. De acordo com relatório da Mordor Intelligence, divulgado pela Febraban, o mercado de biometria, que está em plena expansão, deve atingir um crescimento de 22,7% até 2025. Por outro lado, a Juniper Research previu um crescimento de 383% no volume de transações digitais no mundo até 2027, o que deve resultar em pelo menos 39,5 bilhões de operações biométricas até o final de 2027. Diante deste cenário de novas tecnologias, o avanço das verificações biométricas será cada vez mais usado para proteger transações bancárias. O Febraban Tech acrescentou em sua programação o painel: “IA, Biometria, Blockchain… Como as tecnologias trabalham a favor da segurança do cliente”. A programação está prevista para o dia 27 de junho, das 16h30 às 17h20. 

Segundo os participantes da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, realizada pela Deloitte, a segurança cibernética é a prioridade estratégica deste ano. Cerca de 75% dos entrevistados declararam que adotam a biometria facial como meio de verificação para segurança bancária, assim como 58% dizem priorizar a segurança e privacidade de ponta a ponta do processo. A pesquisa ainda revelou que o foco de investimento é a arquitetura, a infraestrutura e as ferramentas especializadas para detecção e resposta a ameaças cibernéticas. 

Drex estará entre as novidades

febraban tech 2024

Dentre as tantas novidades que o Febraban Tech 2024 apresentará ao setor, o Drex, que segundo a definição do Banco Central (BC) é o real em formato digital, será apresentado oficialmente no evento e será tema de uma das trilhas. Emitido e regulamentado pelo BC, o Drex permitirá que empresas e consumidores realizem transações com mais velocidade e eficiência. Segundo a instituição, o Drex permitirá ainda novos modelos de negócios com custos otimizados. Dessa forma, os serviços financeiros inteligentes que ocorrerem na Plataforma Drex serão automatizados, seguros, programáveis e padronizados, de acordo com o BC. Trata-se de um novo modelo de negócios realizados a partir de movimentações financeiras seguras, utilizando ativos digitais e contratos inteligentes. 

Palestrantes convidados

Um dos destaques da programação do Febraban Tech 2024 é a lista de palestrantes convidados. Nomes nacionais e internacionais do setor estarão reunidos em São Paulo para apresentar o que há de mais atual no mercado financeiro global. Confira alguns deles: 

  • Amy Webb, futurista, fundadora e CEO do Instituto Future Today
  • Esther Duflo, economista vencedora do Nobel de Economia
  • Diuliana França, Diretora de Serviços Cloud B2B da Embratel
  • Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco
  • Marcelo Noronha, CEO do Bradesco
  • Tarciana Medeiros, Presidente do Banco do Brasil
  • Carlos Vieira, Presidente da Caixa
  • Mario Leão, CEO do Santander Brasil
  • Adriano Volpini, Diretor de Segurança Corporativa e Prevenção a Fraudes do Itaú Unibanco
  • Alessandra Montini, Diretora do LabData, da FIA, e professora da FEA-USP
  • Alexandre Minato, CIO Data & Customer Intelligence do Santander Brasil
  • Alexandre Riccio, Vice-presidente-sênior de Retail Banking no Inter
  • Amália Sangüeza Pardo, Superintendente de ESG do Banco Safra e Diretora-adjunta do Comitê ESG da Febraban

Para checar a lista completa dos palestrantes do Febraban Tech 2024, clique aqui

Desafios da regulamentação da IA

febraban tech 2024

Com o uso avançado de inteligência artificial no setor bancário, uma barreira encontrada frequentemente está ligada à regulamentação de IA. Segundo a Febraban, a integração de serviços no setor financeiro está cada vez maior, de forma que regras específicas para o uso de IA no segmento começam a ser intensificadas e a ausência de regulamentação é cada vez mais notada.

O Congresso Nacional está discutindo a regulamentação de IA há algum tempo. Algumas frentes são usadas como modelo, como o caso da União Europeia. Entre os principais desafios deste setor estão as questões de segurança de sistemas e dos usuários.

Nesse sentido, o Febraban Tech 2024 se propõe a trazer discussões sobre privacidade, inibição de práticas discriminatórias e amparo à inovação. Na tentativa de evitar a sobreposição de normas e regulamentações, alguns representantes de bancos e fintechs defendem, por exemplo, que o setor deve considerar os próprios reguladores. O Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários têm suas regulamentações. Por outro lado, essas regras foram criadas em um momento em que o uso de inteligência artificial pelo setor não estava tão avançado.

Assuntos como gestão de risco e segurança também são encarados como desafios para o setor financeiro, e essa não é uma exclusividade do Brasil. O mundo tem buscado regulamentação para o uso de IA, assim como segurança para o setor financeiro como um todo, uma vez que a economia digital atingiu um novo patamar.

Entre os destaques da programação relacionados ao tema está o painel: “Inovação + proteção: o desafio da regulamentação na implantação da IA”, marcado para dia 25 de junho, das 17h15 às 18h15. Foram convidados para discutir o tema: Diana Troper, Data Protection Officer (DPO) da Único; Tiffany Bigio, head de Operations & Technology do Citi Brasil; Eduardo Sasaki, CDO do Santander Brasil, e Fernanda Rodrigues Corvino e Silva, superintendente Jurídica do Itaú.

Confira as trilhas temáticas do Febraban Tech 2024 e programe-se:

De acordo com a organização do evento, e a exemplo das edições anteriores, o Febraban Tech 2024 trará 12 trilhas com temáticas específicas para o público participante. Confira a seguir:

IA Responsável: 

Uma trilha totalmente dedicada ao uso de inteligência artificial no setor bancário, apresentando desde chatbots, análise de dados e aplicações práticas de algoritmos de machine learning. Esta trilha será dedicada ao tema, abordando questões sobre confiança, segurança e a transformação nos negócios. Destaque para a palestra: “O percurso da IA com casos de sucesso emblemáticos”, que será apresentada por Fernando Schmidt (Diebold Nixdorf), no dia 25 de junho, no Auditório Febraban – Azul. Outro destaque traz o tema: “IA Responsável: confiança, segurança e a transformação nos negócios”, que contará com Analaura Morais (Banco do Brasil), Fernando Castro (Itaú Unibanco), Rafael Cavalcanti (Bradesco), Tushar Parikh (TCS), e Gustavo Paul (Febraban).

Open Finance e Pix

O Brasil é referência sobre os assuntos no cenário financeiro global. A trilha é dedicada à revolução nas transações causada pelo PIX e o Open Finance, que conectam ao próximo nível do setor financeiro. Destaque para a palestra: “Pix, o novo trilho universal”, que acontecerá no dia 25 de junho, das 14h30 às 15h, no Auditório Inovação & Novos Negócios, e terá os painelistas André Jankavski (Brazil Journal), Carlos Eduardo Domingues Alves (Cielo), Mauricio Santos (Claro e Claro Pay), e Ricardo Chisman (Matera).

DREX

A trilha dedicada à moeda digital apresentará as oportunidades e tendências emergentes na economia via tokenização. De acordo com a organização, a trilha deve apresentar novos conceitos sobre o cenário da tokenização dos contratos inteligentes e a forma como executamos acordos financeiros. 

A visão futura dos bancos na garantia da cibersegurança

Esta trilha terá a cibersegurança no centro das discussões, com especialistas no assunto trazendo o que há de mais atual e as últimas tecnologias e estratégias lançadas para o setor.

A inteligência de dados na decisão da fidelidade do cliente

Uma trilha dedicada aos dados como fonte de estudo e direcionamento na oferta para a fidelização de clientes, além da governança de dados como pilar para garantir conformidade.  

Velocidade, confiabilidade e inteligência

A conectividade e a aplicabilidade no centro das discussões: como as redes, principalmente a 5G, se utilizam da tecnologia e da inovação para a criação de aplicações capazes de melhorar a vida das pessoas. Essa trilha também trará a velocidade das transações, IoT e a melhoria das experiências do cliente.

Cross industry: o digital conectando novos mercados 

Uma verdadeira revolução causada pela interconectividade. Essa trilha deve apresentar o futuro da economia, com oportunidades para novos negócios e mercados.

Agilidade, eficiência e custo como meta na multiplicação da nuvem

A nuvem enquanto habilitadora. Um espaço totalmente dedicado ao assunto e que deve apresentar as novidades em nuvem para o setor. Os ambientes cloud estão entre as prioridades do mercado, com as instituições migrando cada vez mais rapidamente para a nuvem, o que abre novas oportunidades.

Agro 5.0 e o papel transformador da tecnologia financeira

O agronegócio é um setor que foi fortemente impactado pela inovação tecnológica. E como não poderia ser diferente, trata-se de um momento em que a conectividade está não só transformando a realidade dos agricultores, como também estimulando o crescimento e o posicionamento do setor. Trata-se de um novo espaço financeiro no agronegócio que está se desenvolvendo com o apoio da inovação que vem acontecendo no setor. Destaque para a palestra: “Agro 5.0 e o papel transformador da tecnologia financeira”, com Ana Paula Packer (Embrapa), Daniela Aveiro (Serasa Experian), Samuel Crespi (Caixa), e Robson Oliveira Santos (Banrisul).

Empatia + tecnologia: o novo profissional do presente

Uma trilha dedicada ao novo profissional. A tecnologia vem sendo usada para redefinir o aprendizado financeiro e as carreiras em ambientes modernos, mas também humanizados. As oportunidades de inovação mesclando educação e trabalho podem caminhar juntas de forma sensível e eficiente. 

O caminho ESG no Brasil 

Estamos vivenciando a transição para uma economia de baixo carbono, considerada essencial para o futuro da humanidade. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas os bancos, enquanto catalisadores financeiros, têm sua importância no processo, ao investir e financiar projetos sustentáveis. Se esse assunto lhe interessa, você precisa acompanhar a trilha sobre o caminho ESG no Brasil. Destaque para a participação de Milton Maluhy Filho (Itaú Unibanco), Tarciana Medeiros (Banco do Brasil), Carlos Vieira (Caixa), Mario Leão (Santander), Marcelo Noronha (Bradesco) e João Borges (Febraban), que vão participar do painel que destaca os avanços da IA e as práticas ESG como benefícios para a sociedade e os negócios. O encontro será no dia 25 de junho, das 11h às 12h30 no Auditório Febraban.

Parceria fintechs e bancos fortalece setor e promove inclusão

Segundo a organização do Febraban Tech 2024, esta é uma trilha dedicada à colaboração entre fintechs e bancos, uma vez que isso fortalece o sistema financeiro como um todo, além de gerar inovações mais acessíveis que contribuem para o fortalecimento do ecossistema.

Febraban Tech 2024

A 34ª edição do Febraban Tech 2024 acontecerá entre os dias 25 e 27 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). O tema da edição é: “A jornada responsável na nova Economia da IA”.

Acompanhe a cobertura completa do Febraban Tech 2024 aqui, no Próximo Nível.



Matérias relacionadas

ia no trabalho Inovação

Profissionais usam IA no trabalho, mas de forma discreta

Microsoft e LinkedIn realizaram de forma conjunta o estudo que revela que colaboradores usam inteligência artificial, mas com receio de parecerem substituíveis

lei de ia Inovação

Lei da IA na Europa é publicada com sanções a partir de 2026

A Lei foi desenhada priorizando uma abordagem baseada nos riscos. Quanto maior o risco ou a exposição proporcionada pela IA à sociedade, mais duras são as regras

pagamento instantaneo Inovação

Pagamento instantâneo: mercado será de US$ 58 trilhões em 2028

Avaliação é da consultoria Juniper Research, que estima que as movimentações em 2024 sejam de US$ 22 milhões

inovacao Inovação

Apenas 28% das empresas adotam inovação como cultura corporativa

Maior risco é a perda maciça de talentos, segundo a plataforma de inteligência de dados Innoway