consumidores figitais

Pesquisa mostra que 55% dos brasileiros são figitais em compras

< 1 minuto de leitura

Levantamento da Blackhawk Networtk indica que entre a geração Z esse número é ainda maior



Por Redação em 17/02/2023

Segundo um novo levantamento da Blackhawk Network Brasil, 55% dos brasileiros agora preferem fazer compras por métodos híbridos ou totalmente digitais. Entre a geração Z, o número chega a 64%. O uso de soluções mistas de físico e digital (figital) é uma das principais tendências pós-pandemia, de acordo com a empresa.

Um outro dado interessante é que o Brasil está liderando essa transformação digital. A pesquisa da Blackhawk mostra que 96% dos brasileiros já têm os cartões presentes em carteiras digitais, contra apenas 72% dos americanos. Em 2020, no auge das restrições sanitárias, outra pesquisa da empresa já mostrava o país à frente dos EUA nessa modalidade de pagamento, ainda que a adesão fosse bem menor: 62% dos brasileiros usaram uma carteira digital naquele ano, versus 43% dos americanos.

A pesquisa também coletou dados sobre outra tendência crucial para o futuro da economia: os hábitos de consumo da geração Z, que em breve será grande parte do mercado consumidor. Além de ser mais omnicanal, esse grupo é menos leal às marcas que consome. Apenas 37% se sentem incentivados a comprar mais em uma marca que oferece recompensas por fidelidade, contra quase 50% entre outras gerações.

Segundo a Blackhawk, é possível identificar duas necessidades que vão acompanhar o mercado daqui para frente: a omnicanalidade e a busca pela fidelização dos clientes. “Muitas empresas já estão trabalhando nisso, ampliando sua presença em novas jornadas de compra e buscando oferecer experiências melhores e inovadoras aos seus consumidores”, diz o comunicado oficial da empresa a respeito do levantamento.



Matérias relacionadas

inclusao mulheres Inovação

Inclusão das mulheres na liderança também chega ao setor financeiro

Para Marisa Reghini, características femininas como colaboração e visão holística têm muito a contribuir para a evolução do setor como um todo

tendencias digitais Inovação

Sete tendências digitais para a década, segundo Sandy Carter

Executiva da Unstoppable Domains é especialista em web 3.0 e apontou caminhos na recente SXSW

bancos preparacao quantica Inovação

Bancos, indústrias e pesquisadores trabalham na preparação quântica

Tecnologia ainda depende de respostas da ciência básica, mas empresas já buscam antecipar as oportunidades e desafios com computação e comunicação baseadas nas propriedades de partículas elementares

privacidade drex Inovação

BC testa abordagens de privacidade nos pilotos do Drex

Tema é obrigatório para o Banco Central no desenvolvimento da nova moeda digital