consumidores figitais

Pesquisa mostra que 55% dos brasileiros são figitais em compras

< 1 minuto de leitura

Levantamento da Blackhawk Networtk indica que entre a geração Z esse número é ainda maior



Por Redação em 17/02/2023

Segundo um novo levantamento da Blackhawk Network Brasil, 55% dos brasileiros agora preferem fazer compras por métodos híbridos ou totalmente digitais. Entre a geração Z, o número chega a 64%. O uso de soluções mistas de físico e digital (figital) é uma das principais tendências pós-pandemia, de acordo com a empresa.

Um outro dado interessante é que o Brasil está liderando essa transformação digital. A pesquisa da Blackhawk mostra que 96% dos brasileiros já têm os cartões presentes em carteiras digitais, contra apenas 72% dos americanos. Em 2020, no auge das restrições sanitárias, outra pesquisa da empresa já mostrava o país à frente dos EUA nessa modalidade de pagamento, ainda que a adesão fosse bem menor: 62% dos brasileiros usaram uma carteira digital naquele ano, versus 43% dos americanos.

A pesquisa também coletou dados sobre outra tendência crucial para o futuro da economia: os hábitos de consumo da geração Z, que em breve será grande parte do mercado consumidor. Além de ser mais omnicanal, esse grupo é menos leal às marcas que consome. Apenas 37% se sentem incentivados a comprar mais em uma marca que oferece recompensas por fidelidade, contra quase 50% entre outras gerações.

Segundo a Blackhawk, é possível identificar duas necessidades que vão acompanhar o mercado daqui para frente: a omnicanalidade e a busca pela fidelização dos clientes. “Muitas empresas já estão trabalhando nisso, ampliando sua presença em novas jornadas de compra e buscando oferecer experiências melhores e inovadoras aos seus consumidores”, diz o comunicado oficial da empresa a respeito do levantamento.



Matérias relacionadas

fórmula 1 Inovação

Tecnologias habilitam a Fórmula 1 em São Paulo

Grande Prêmio brasileiro é um dos mais tecnológicos do mundo e conta com 5G e Wi-Fi 6, além de outras inovações

gen ai idc Inovação

Mercado global de GenAI alcançará US$ 143,1 bilhões em 2027

Previsão é da IDC, que destaca o potencial da tecnologia em vários segmentos de negócios, inclusive na gestão pública

usina solar Inovação

Mackenzie adota usina solar com inteligência artificial

Tecnologia chinesa será usada na usina solar instalada no campus da universidade na capital paulista

guru negócios digitais Inovação

“IA é vital como a eletricidade”, diz guru dos negócios digitais

Chris Anderson participou do summit O Próximo Nível dos Negócios - Como as novas tecnologias e a inteligência artificial habilitam o futuro.