acesso internet comunidades

Projetos visam democratizar acesso à internet em comunidades carentes

2 minutos de leitura

Parcerias com poder público garantem inclusão digital em Belo Horizonte e Porto Alegre



Por Redação em 03/11/2023

A conectividade ainda é o maior desafio para as cidades inteligentes e inclusivas mundo afora. Aqui no Brasil, duas delas – Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS) – estão se destacando com parcerias entre poder público e privado que visam democratizar o acesso à internet em comunidades carentes.

Na capital mineira, a L8 Group é a responsável pelo fornecimento e instalação de 4,3 mil pontos de acesso, dentro do Programa de Inclusão Digital da Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte (Prodabel). O objetivo é levar internet gratuita para regiões desfavorecidas economicamente e conjuntos habitacionais da cidade. No total, o projeto deve beneficiar cerca de 370 mil pessoas em 218 diferentes comunidades. 

A instalação dos primeiros pontos de acesso iniciou-se no final de 2021. De acordo com a Prodabel, em setembro de 2023 o programa já havia chegado a 215 vilas e favelas da capital mineira. Leandro Kuhn, CEO da L8, explicou que além de fornecer os equipamentos, a empresa capacitou os profissionais da Prodabel para a gestão e manutenção da rede.

“Este é um projeto revolucionário, de inclusão, que beneficia pessoas em comunidades carentes e abre as portas do mundo digital para aqueles que estavam excluídos desta revolução. Nós, em conjunto com grandes players internacionais como Google, Samsung, Facebook, Commscope / Ruckus, temos muito orgulho de participar desta iniciativa” declarou o CEO. 

Internet em comunidades carentes

Foto: Reprodução/Prefeitura de Belo Horizonte

Para garantir a boa cobertura de sinal de Wi-Fi e internet em comunidades carentes, todos os equipamentos contemplados pelo projeto foram instalados em pontos estratégicos. A Prefeitura de Belo Horizonte e a Prodabel identificaram as regiões de maior concentração de pessoas para priorizá-las. Na Vila do Índio, em Belo Horizonte, cada antena comporta o acesso de até 512 pessoas ao mesmo tempo.

Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, mais um projeto tem o objetivo de levar internet a comunidades carentes. Viabilizado pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), em parceria com o programa Territórios Inovadores, a L8 participa de forma voluntária da iniciativa. 

Por lá, a primeira localidade a receber o sinal foi o Morro da Cruz, na metade deste ano (junho/2023). A L8, por sua vez, fez a consultoria técnica na instalação e apoiou a iniciativa com a doação dos pontos de acesso. “Nós aproveitamos o know-how da equipe com projetos de conectividade em outras comunidades como as de Belo Horizonte, por exemplo, para contribuir na execução deste programa no Morro da Cruz. Para isso, acompanhamos as visitas técnicas e mapeamos a melhor posição para os pontos de acesso, respeitando as características geográficas do terreno”, explicou Kuhn.

De acordo com a Procempa, são cerca de 80 acessos à rede por dia, nos pontos instalados no Morro da Cruz. A cobertura de sinal é de aproximadamente 100 metros quadrados. A região foi a primeira comunidade da capital gaúcha a receber o sinal de Wi-Fi Porto Alegre Livre. O projeto deve ser replicado em outras comunidades.

Para Letícia Batistela, presidente da Procempa, os projetos de inclusão digital são essenciais para o desenvolvimento da cidade. “Temos atuado fortemente na transformação digital de Porto Alegre, e ampliar a oferta de serviços é o principal caminho para a inclusão digital. Dessa forma vamos promover transformação social de verdade. Ter o apoio de parceiros nesta jornada concretiza estas entregas de maneira rápida e efetiva”, declarou.



Matérias relacionadas

implementar 5G Conectividade

Pesquisa da CNI revela importância de implementar 5G nas empresas

Apesar disso, muitas empresas brasileiras sequer discutem o tema internamente

5g na logística Conectividade

5G habilita eficiência logística do Brasil

Rede vem sendo utilizada com cada vez mais frequência, agregando eficiência à logística do Brasil

5g cidades Conectividade

Redes privativas 5G viabilizam cidades e indústrias inteligentes

Ronaldo Lemos comentou sobre o poder das cidades inteligentes, enquanto companhias demonstraram soluções práticas no estande da Embratel no Futurecom

inclusao digital Conectividade

Inclusão digital é o desafio da conectividade

O 5G está avançando no Brasil e novas soluções digitais estão surgindo. O desafio, agora, é levar a conectividade para toda a população