telemedicina

Conectividade: telemedicina leva atendimento hospitalar para comunidades distantes

2 minutos de leitura

Parceria agiliza atendimentos e a comunicação na área da saúde usando redes 5G



Por Redação em 29/04/2024

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de São Paulo (USP) e o Hospital Beneficência Portuguesa se uniram para levar a telemedicina para comunidades distantes e áreas remotas, viabilizando o atendimento hospitalar com a conectividade. O projeto acontece a partir do InovaHC, o Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas.

De acordo com o noticiado pelo Olhar Digital, a proposta é promover o acesso da população às consultas, usando a tecnologia para isso. 

Conectividade para a telemedicina

A telemedicina se popularizou com a pandemia de Covid-19 e entrou para a história da medicina. De acordo com Giovanni Guido Cerri, professor da Faculdade de Medicina da USP e presidente dos conselhos do Instituto de Radiologia e InovaHC, em declaração ao Jornal da USP, trata-se de uma importante colaboração entre instituições antigas e tradicionais, com excelência em saúde.

Segundo o professor, o HC já opera usando redes de  5G, com o propósito de trazer informações das áreas mais distantes para a unidade central, na capital.

Um exemplo prático da participação entre as instituições é o apoio ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A parceria entre as instituições usará dados e informações de saúde das mulheres de áreas do Nordeste.

Saúde digital

Segundo Cerri, os médicos passaram a ver a telemedicina de outra forma após a pandemia. Além disso, para ele, a legislação que aprovou a telemedicina no Brasil contribuiu consideravelmente para melhorar o uso da tecnologia.

Uma das vantagens da telemedicina, segundo o professor, é oferecer melhores jornadas de trabalho aos médicos. Outro benefício é o apoio da tecnologia nesse processo. São poucos equipamentos (câmera, computador e rede). “Um processo que se tornou mais rápido e dinâmico no fechamento de diagnósticos”, apontou. 

“O grande diferencial aqui é a possibilidade de oferecer atendimento médico de qualidade para pacientes em áreas mais distantes. Apesar disso, ainda faltam investimentos no setor”, completou. 

De acordo com o professor, atualmente o HC realiza cerca de 10% das consultas de forma online. Apesar disso, a meta da instituição é atingir pelo menos 40% de atendimentos online nos próximos quatro anos.



Matérias relacionadas

5g china Conectividade

Avanço do 5G impulsiona inovação na China

O país alcançou 3,5 milhões de estações em fevereiro, segundo dado do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT)

Security by Design Conectividade

O que é Security by Design?

Conceito envolve testes para encontrar vulnerabilidades desde os primeiros estágios de desenvolvimento de uma solução

rede privativa 5g Conectividade

John Deere adota rede privativa 5G em fábrica nos EUA

Fabricante ativa tecnologia como base de sua planta inteligente

5G e LTE: existem diferenças entre essas duas tecnologias? Conectividade

5G e LTE: entenda as diferenças entre as tecnologias

Entenda quais são as diferenças entre a quinta geração de conectividade móvel e as redes LTE