burnout em ciberseguranca

4 formas de evitar burnout em profissionais de cibersegurança

2 minutos de leitura

Procedimentos são explicados pelo especialista Alex Amorim



Por Redação em 15/09/2023

A síndrome de Burnout, também conhecida como a síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio que apresenta sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, associado a situações desgastantes de trabalho. Assim como em outras áreas, esse problema emocional também atinge os profissionais de cibersegurança.

Alex Amorim, especialista em privacidade e segurança da informação e executivo da área na Claro Brasil, criou quatro estratégias para evitar esse problema, considerando as exigências da área de cibersegurança.

A lista de Amorim, que é presidente do Instituto Brasileiro de Segurança, Proteção e Privacidade de Dados (IBRASPD), considera o cenário preocupante destacado pela consultoria Gartner. Segundo a instituição, aproximadamente metade dos líderes de cibersegurança poderão migrar para outras áreas até 2025, em função do estresse associado ao setor. Um quarto dos profissionais de cibersegurança também podem seguir o mesmo caminho, pelos mesmos motivos.

Como lidar com o Burnout no setor

Em artigo publicado no Security Report, o especialista explica que as quatro estratégias foram pensadas para que os profissionais possam orientar suas equipes sobre como lidarem com uma quantidade grande de informações sensíveis, em ambientes de alta pressão.

A lista começa com o estabelecimento de limites razoáveis, o que inclui desde horário definido para exercer as funções até a proibição de trabalho excessivo. A segunda estratégia citada pelo especialista envolve o fornecimento de recursos adequados para os profissionais de segurança da informação, incluindo treinamento para que eles acompanhem os desenvolvimentos mais recentes.

Na lista de Amorim, a terceira dica envolve o apoio à saúde mental de quem atua na área. Nesse caso, iniciativas como programas de bem-estar e aconselhamento são indicados. O descanso também é um caminho importante, pois os dias de folga serão melhores aproveitados do que um adicional de salário em função de horas extras.

A quarta e última estratégia envolve o reconhecimento do trabalho. Trata-se de uma iniciativa que pode manter a motivação da equipe e dos profissionais e, com isso, ajudar a reduzir o estresse.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

telecomunicacoes Estratégia

Telcos devem ser mais technos, aponta KPMG

Telecom do futuro envolve priorizar inovação e experiência do cliente

ia em atendimento Estratégia

IA em atendimento vai além de chatbot

Instrumentalizar os profissionais e oferecer serviços consistentes em múltiplos canais são objetivos bem mapeados e com impacto real nos resultados

loyalty techs Estratégia

Mercado de loyalty techs será de US$ 25,8 bi em 2028

Projeção é apontada por estudo da consultoria Research and Markets

fraudes bancarias Estratégia

Tentativas de fraudes bancárias evitadas chegam a R$ 766 milhões no Brasil

Aumento do ticket médio é o que mais assusta em levantamento da ClearSale