Um dos grandes impactos da Covid 19 nos negócios foi a necessidade de acelerar a digitalização, para viabilizar o trabalho remoto. “O esforço para se tornar uma organização digital criou oportunidades para provedores de serviços gerenciados com experiência e recursos para tanto”, afirmou Supriya Kamath, gerente sênior de Pesquisa, Serviços Globais e Tendências de Mercado na International Data Corporation (IDC), em release à imprensa.
Um relatório da IDC mostrou que no primeiro semestre deste ano, mais de 720 acordos de serviços de gerenciamento foram assinados em todo o mundo, o que movimentou cerca de US$ 48 bilhões em valor contratual. Apesar de o número total de negócios ter diminuído em comparação com o mesmo período de 2021, o tamanho médio aumentou 20%.
A grande maioria dos negócios (94%) realizados foi na área de Outsourcing de TI, enquanto os demais 6%, Business Outsourcing. Os contratos de terceirização de TI foram focados em transformação digital, migração de nuvem e modernização de tecnologia.
O aumento da adoção de tecnologias habilitadas para automação e Inteligência Artificial levou à queda de 40% na terceirização de processos de negócios (BPO), com diminuição de quase 50% no valor total do contrato em comparação com o primeiro semestre de 2021.
EUA lideram negócios
A maior parte dos negócios registrados (quase 58%) foi assinada nos Estados Unidos, tanto por órgãos governamentais quanto por empresas privadas – exemplos disso foram os contratos assinados entre Oracle e AT&T (avaliado em mais de US$ 700 milhões) e entre DXC e DirecTV (US$ 455 milhões).
A Europa Ocidental respondeu por 32% dos negócios. Na região Ásia/Pacífico (excluindo Japão e China) os acordos aumentaram ligeiramente em comparação com o primeiro semestre de 2021, sendo que a Austrália e a Índia impulsionaram o crescimento.
“Com a iminente desaceleração econômica esperada em vários setores e regiões, o número geral de assinaturas de acordos em 2022 pode ser afetado, embora não severamente, pois os gastos com TI, especialmente em serviços digitais, tornaram-se parte integrante do crescimento da maioria das empresas e planos de estabilidade”, acrescentou Kamath.