empregabilidade tic

Setor de TIC começa o ano com boa empregabilidade

< 1 minuto de leitura

Relatório da Brasscom demonstra bom indicativo no início do ano e pontua a importância disso para o 5G e novas tecnologias



Por Redação em 11/04/2023

Segundo o relatório Monitor de Empregos e Salários, produzido pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o macrossetor de TIC começou o ano bem. Isso porque foram registrados 4,3 mil novos postos de trabalho em janeiro, sendo a maior parte gerada pelo setor de TI In House, ou seja, que diz respeito a empresas de outros setores nos quais a atividade fim não é tecnologia, mas que empregam profissionais de tecnologia.

A TI In House gerou 3.392 empregos no primeiro mês do ano, representando crescimento de 0,7% sobre o mês anterior (dezembro de 2022).

5G demanda empregabilidade em TIC

Para a Brasscom, o resultado é positivo, à medida que o cenário de tecnologia do Brasil tem novas perspectivas, impulsionadas pelo avanço do 5G e a sua natural interconexão para equipamentos e dispositivos de internet das coisas.

A associação também destaca o avanço das inteligências artificiais e outras inovações, pontuando que elas são “caminhos que requerem mão de obra especializada e que confirmam um real desenvolvimento tecnológico para o páis”.

Leia também:

Redução do déficit de talentos em TIC passa por inclusão e diversidade

Em 2022, o macrossetor de TIC criou 117 mil empregos. O volume foi menor do que no ano anterior, quando foram gerados 117 mil novos postos de trabalho. Separado somente o setor de TIC, ou seja, de empresas cuja atividade fim é tecnologia, foram criados 73 mil empregos no ano passado.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

consumo de energia Estratégia

Nuvem híbrida: consumo de energia entra mais forte no radar 

Pesquisa do Gartner mostra que 50% das empresas vão monitorar esse aspecto até 2026

telecomunicacoes Estratégia

Telcos devem ser mais technos, aponta KPMG

Telecom do futuro envolve priorizar inovação e experiência do cliente

ia em atendimento Estratégia

IA em atendimento vai além de chatbot

Instrumentalizar os profissionais e oferecer serviços consistentes em múltiplos canais são objetivos bem mapeados e com impacto real nos resultados

loyalty techs Estratégia

Mercado de loyalty techs será de US$ 25,8 bi em 2028

Projeção é apontada por estudo da consultoria Research and Markets