varejo 4.0

Setor de TIC alavanca varejo 4.0

2 minutos de leitura

Aceleradas pela pandemia, as estratégias para o Varejo 4.0 ganham força com soluções de TI e Telecom



Por Redação em 26/12/2022

A pandemia acelerou as vendas em canais digitais e, de certa forma, o conceito de Varejo 4.0. Parte dessa reinvenção é feita com base em recursos trazidos pela indústria de TI e Telecom (TIC). O processo envolve desde ERPs mais direcionados à nova era até soluções de logística que usam as vantagens do Big Data e da Inteligência Artificial (IA) para atender às novas demandas do varejo. E tudo começa no cliente, que agora usa todos os canais de venda disponíveis (omnichannel), desde a pesquisa no site do varejista até a ida à loja física, se for o caso.

A nova face do mercado varejista vai além do omnichannel e avança para um entendimento do perfil geracional. Primeiro: o interesse em tecnologia é multigeracional e envolve desde Millenials e Geração Z até pessoas mais maduras e nascidas após a Segunda Guerra Mundial. Todos estão engajados ativamente com a economia digital e suas plataformas de mídia social preferidas.

Varejo 4.0 dos apps ao multichannel

varejo 4.0

O varejo 4.0 surfa nessa onda ao oferecer ferramentas como apps, dispositivos inteligentes (Internet das Coisas) e plataformas web para facilitar a jornada de compra de seus clientes, mas também para entender como pode usar a mesma jornada para ampliar as ofertas e criar campanhas de marketing direcionadas, oferecendo a cada cliente aquilo que ele está procurando.

“A indústria passou de multichannel para omnichannel e agora está dando um passo à frente na integração total entre ponto de vendas e pontos de contato com os clientes. O objetivo é a criação de uma experiência de compra personalizada e perfeita, reconhecível pelos consumidores”, explica o blog da NF Informática.

Para os especialistas da empresa, a transição para o varejo 4.0 requer que os líderes considerem onde investir recursos escassos, sendo que as decisões devem gerar resultados financeiros tangíveis no curto, médio e longo prazo.


E-book gratuito: saiba como implementar uma cultura de cibersegurança na sua empresa

Saiba mais


Matérias relacionadas

diversidade Estratégia

Executivas defendem diversidade by design nas estratégias de IA

Evitar que se reforcem valores anacrônicos e vieses de exclusão devem ser cuidados centrais nas automações e análises com Inteligência Artificial

ciberseguranca ameacas Estratégia

Cibersegurança demanda investimentos diante das crescentes ameaças

Com o crescimento dos crimes cibernéticos, especialistas reforçam a importância de soluções como criptografia, autenticação multifator e monitoramento contínuo

futurecom 2024 varejo Estratégia

Tecnologias redefinem o varejo com foco em personalização e eficiência

Blockchain, IA e câmeras de visão computacional transformam a experiência do consumidor e otimizam operações no setor

colaboracao e qualificacao ciberseguranca Estratégia

Colaboração e qualificação são os atuais nortes da cibersegurança

Especialistas explicam a importância de aproximar líderes e departamentos de segurança cibernética do core dos negócios